quarta-feira, maio 14, 2008

outra física

Os assuntos que aqui abordamos não se restringem a um único dos campos em que organizamos o conhecimento que vamos tendo de tudo. São variados como o pensamento de qualquer ser humano, em perpétuo movimento de descoberta desde o momento em que os neurónios se descobriram uns aos outros.

Porque o assunto que estamos a tratar se enquadra exclusivamente na Física, pareceu-me conveniente iniciar um blogue que é um destaque só para assuntos de Física. Esse blogue é o "outra física".

Os posts de carácter físico serão publicados em ambos os blogues; os outros só no "outramargem".

Os posts de Física têm o objectivo de serem acessíveis a pessoas fora da área técnica ou científica, e até de serem interessantes se o engenho a tanto chegar, mas serão absolutamente rigorosos.

E pronto. Podem espreitar e observar um contador a marcar um número de visitantes de um dígito só... ou dois... é quase como experimentar um carro zero quilómetros...

17 comentários:

antonio ganhão disse...

Olha, posso também mandar bocas no outro blog, no que é a sério?

Ó Alf, deixou-se contagiar pelo Bolinas? Agora é a sério?

Metódica disse...

Achei uma optima ideia =D

alf disse...

antónio

conto consigo para não me deixar levar as coisas demasiado a sério eheh.

o outramargem continua; porque há coisas que caem no âmbito especifico da Física e outras não. Mas essas outras é que são realmente importantes!!!

O Jorge está simplesmente a usar o poder do conhecimento que lhe foi dado para conquistar a possibilidade de dizer as outras coisas. E tem de o conquistar na arena própria. Ou na possível.

alf disse...

metódica

uns dizem-me: dispersas-te muito, devias pôr só os posts sobre os seres humanos, esses sim, são muito interessantes...

outros dizem-me: dispersas-te muito, devias pôr só os posts sobre a sociedade, esses sim, são muito interessantes...

outros dizem-me: dispersas-te muito, devias pôr só os posts com as tuas teorias físicas, essas sim, são muito interessantes...

Bem, estou a fazer a vontade aos últimos... na verdade, são estes que ditarão agora a continuação desta aventura. Desta grande aventura.

Obrigado pelo apoio!

antonio ganhão disse...

Ó Alf, não é tanto assim, a malta só quer saber o segredo do teorema de Pitágoras... depois já cá não voltamos mais! ;)

alf disse...

antónio

duvido ;)... há segredos atrás de segredos... o universo é uma matrioska...

NinaSimone disse...

Alf my dear friend, I miss your carequinha linda.
Saudades tuas fatais. Assim passei por aqui apesar de estar definitivamente a navegar contra o tempo. Beijissimos.

Apache disse...

Ah e tal… dispersas-te muito…
Quantos são, quantos são?

alf disse...

Ola ninasimone, tu não navegas contra o tempo, navegas no universo inteiro da vida! Não podes estar em toda a parte ao mesmo tempo, não é? mas estás sempre no sítio certo no tempo certo! E isso é fantástico! Um beijão.

alf disse...

apache

... ehehe... mais do que o blogue merece por certo! E como são excelentes pessoas, deixam-me os seus conselhos. Que eu procuro seguir é claro.

Milla Vargas disse...

alf:

sou novata no blog e dechei uma mensagem no Arquivo de Terça-feira, Julho 10, 2007
Mistérios: a Rotação da Terra

e como nao conheço o mecanismo deste blog nao sei se ele o avisara sobre minha mensagem.

entao... estou te avisando =)

Ah sim, a mensagem nao é somente para você mais para todos que frequentam o seu blog ^^

Manuel Rocha disse...

Amigo Alf:

A "mesa está posta" e a sua encomenda "servida".

Bom apetite !

;)

el.sa disse...

Alf, há realmente umas coisas mais físicas do que outras... eu pessoalmente prefiro um texto que meta física mais metafísica, coisa que por aqui se faz muito bem!
Porém, perante a tua capacidade de surpreender, a lei da atracção leva-me a ir dar uma espreitadela :)

Beijinhos gravitacionais ***

alf disse...

Manuel

Olha, "comi" à grande e à francesa ehehe... creio até que fui um bocado alarve... mas estava tão apetitoso...

alf disse...

feitixeira

também eu, feitixeira, também eu... isto está a ser uma dor de cabeça para mim, porque o "outra fisica" obriga-me a passar de "ET" a um senhor respeitável... coisa de que eu gosto pouco... e não consigo "vestir" as duas personalidades... vou ficar velho com isto, vou vou...

PS - nota que repetirei aqui o que puser no "outra física" - a ideia é fazer lá um blogue arrumadinho na exposição de certos aspectos "científicos", onde nada do que vou expor será susceptivel de contestação - incredibilidade por certo, mas contestação não porque sei exactamente do que falo lá. Enquanto aqui, pode acontecer que eu me ponha a divagar sobre o papel da "atracção" em todos os fenómenos do Universo, desde a formação do átomo de hidrogénio às relações humanas...

Joaninha disse...

alf,

Será que é desta que eu fico a entender alguma coisa de fisica?
Acho muito boa ideia:)

alf disse...

joaninha

Mas tu percebes imenso de Física!Até sabes, por exemplo, que a Terra anda à volta do Sol! Sabes que a Terra é redonda, que o Sol é uma estrela.

No fundo, a Física estuda a «geografia» do Universo para além do que os nossos olhos vêm; descobri essa geografia exige dominar técnicas específicas como qualquer outro ramo do conhecimento; mas percebê-la não exige nada de transcendente.

Essas teorias confusas que andam para aí não se percebem porque somos nós ainda perdidos no nevoeiro da nossa ignorancia; mas não há nevoeiros no que vou expor.

E qualquer coisa que queiras perceber sem entrar em comentários, manda-me um email. Terei muito prazer em tentar esclarecer, isso é até importante para mim porque me orienta na feitura dos posts, saber onde estão as dúvidas dos meus leitores.

... só vais ter de ter um bocadinho de paciencia com alguns posts mais compridões...