segunda-feira, fevereiro 25, 2008

As Árvores Obesas

“Incrível, isto é incrível!”
Alita dá um salto com o susto mas acalma-se de imediato. Com voz suave pergunta:

“Que foi que descobriste agora, Tulito?”

É o máximo. Não acredito!”

“Diz lá, imagino que seja qualquer coisa sobre os «meus humanos»...”, a Alita esboçando um sorriso.

Árvores Obesas!!! É lá possível!!!”

“Tulito, desembucha de uma vez!”

Então não é que os teus Humanos, face à insustentabilidade daquele disparate do aquecimento global, inventaram agora uma outra maneira de diabolizar o CO2!”

“Sim!?”, a Alita agora curiosa, “qual?”

Eles estão fartos de saber que a Terra tem falta de CO2, as estufas dos países mais evoluídos têm atmosfera enriquecida em CO2, sabem que dobrando ou triplicando a concentração do CO2 as plantas crescem mais rápido, mais fortes, mais saudáveis e mais resistentes às pragas...”

“E..”, Alita interrompe, impaciente.

“...e agora vêm dizer que o aumento do CO2 na atmosfera tornará as árvores obesas!!”

“Árvores obesas?! Mas isso é o máximo, a imaginação deles é fantástica!”Alita dobra-se de riso.

Estás a rir-te?”, Tulito surpreendido, “devias ficar em pânico, eles são loucos varridos!”

“Tulito, sabes muito de Física mas não percebes nada dos Humanos.”

Pois, mas vais explicar-me, é para isso que cá estás.”

“Há milénios que os líderes deles recorrem à técnica da Mentira Conveniente. É assim: os líderes querem que a sua população assuma um determinado comportamento; então inventam uma ideia simples, que faça sentido no quadro das poucas coisas que o humano povo sabe, que mexa com os seus instintos básicos, e que o conduza à acção pretendida.”

"Não estou a entender o que é que isso tem a ver com árvores obesas.”

“Um exemplo: para a recente invasão do Iraque criaram a Mentira Conveniente das armas de destruição maciça; outro exemplo: há umas décadas, os líderes alemães, convencidos, pela teoria do espaço vital, que para garantir a sobrevivência do seu povo teriam de exterminar os outros povos, criaram a Mentira Conveniente da superioridade rácica do povo alemão.”

Pois, essa eu analisei para tentar entender a ciência deles; é que foram os próprios cientistas que inventaram as provas científicas e arqueológicas dessa pretensa superioridade, o que é incrível!”

“Nada incrível, a Ciência deles depende totalmente do poder político, não é um poder autónomo como acontece connosco. As Mentiras Convenientes, para serem credíveis, têm sempre origem ou na Ciência ou na Religião. Por exemplo, a grande expansão da religião cristã deve-se, em grande parte, à ideia de que os infiéis irritam o Deus dos cristãos. Esta simples Mentira Conveniente está na base de um imenso esforço missionário, movido pela necessidade de converter ou aniquilar os que não seguem o deus cristão, antes que este tenha um acesso de cólera e castigue todos por igual.”

Como é possível uma ideia tão estúpida ter uma força dessas?!”

“Ahh, parece que esse é um requisito para a Mentira Conveniente ser eficiente ahaha... quanto mais estúpida mais indiscutível!”

Pois, não se pode discutir o que não é lógico...”

“Exactamente, as Mentiras Convenientes baseiam-se sobretudo no poder do Medo. Outro exemplo, quando decidiram acabar com o tabaco inventaram que o tabaco provoca o cancro. Dizer que não faz bem à saúde, que causa diversos problemas pulmonares, que pode ser depressivo e outros malefícios verdadeiros não resultava, de modo que invocaram o medo máximo, o cancro! E, assim, resultou!”

E ninguém quis provas disso?”

“Esqueces-te que a Ciência deles não é autónoma... o líder decide e as provas científicas aparecem logo... ”

Ahhh... livra!”

“A teoria do Aquecimento Global é uma Mentira Conveniente, inventada para promover o desenvolvimento de energias alternativas ao petróleo. Uma necessidade óbvia mas se calhar impossível de conseguir sem o recurso à Mentira Conveniente. Impossível porque os Humanos não são comandados pela Razão.”

Pois, isso já percebi, daí atacarem o CO2, pois a queima do petróleo produz CO2 e água, e a água não serve para culpar...”

“Claro; e não hesitaram em usar modelos climáticos SEM NUVENS, para que o aumento do CO2 pudesse produzir os resultados pretendidos.”

Pois, isso é incrível, como é possível usar modelos climáticos sem nuvens, que são o regulador fundamental do clima?!”

“Estás a ver? E foi com a chancela da Ciência que isso se fez.”

Eu vi declarações de cientistas a dizerem que o aquecimento global causava ondas de calor e fenómenos extremos, quando é exactamente o contrário!”

“Claro, qualquer humano aluno de ciências têm obrigação de perceber que um aquecimento global se traduz em mais humidade, temperaturas máximas mais baixas e temperaturas mínimas mais altas. Ou seja, um clima melhor.”

Para não falar na burrice incrível de dizer que o degelo árctico faria subir o nível das águas. Mas como é possível os humanos aceitarem tais disparates?”

“Andei a investigar isso. Uma das razões é que o cérebro deles é hipnotizável, ou seja, é possível aceder directamente ao inconsciente profundo. Uma das maneiras de o conseguir é pela repetição da mesma ideia. Eles mesmo dizem que uma mentira muitas vezes repetida torna-se verdade.”

Essa é boa!!!”

“E agora, como a temperatura média da Terra está a descer há meia dúzia de anos, e assim vai continuar, a mentira do aquecimento global corre o risco de se tornar insustentável; então, eles têm de inventar outra coisa para continuarem a culpar o CO2. Estás a perceber?”

Estou. Devem andar a testar a próxima mentira. Essa coisa das árvores obesas deve ser um ensaio.”

“Exacto, tem todas as características necessárias, é uma mentira, é estúpida e aproveita o movimento anti-obesos que andam a implantar.”

Assim já faz mais sentido... hummmm.... e que achas tu dessa técnica de comandar os humanos? Poderá ser usada para enfrentar o Evento?”

“Não gosto. As soluções dos líderes deles são sempre as que envolvem o uso do poder máximo. Vê lá o caso da teoria do espaço vital: os líderes alemães, japoneses e não só acharam que a solução seria o genocídio da restante humanidade. Não pensaram noutra solução.”

Mas parece funcionar bem para combater o tabaco, promover as energias alternativas, etc...”

“Pois, não sei, não sei o suficiente dos humanos para ter uma certeza do que será melhor no caso... mas isso seria completamente inaceitável entre nós.”

Eles estão num nível mais primitivo ... entre o animal e nós, já têm Razão mas esta ainda não comanda...

“... não sei... não gosto... e pode ter efeitos colaterais.”

31 comentários:

RioDoiro disse...

Diga-me, por favor, que essa das "árvores obesas" é reinação ...!

Anónimo disse...

NyTimes: NEW PREDICTIONS SEE RISE IN CO2 TRANSFORMING EARTH

http://query.nytimes.com/gst/fullpage.html?sec=health&res=9B0DE3DA1738F934A3575BC0A962948260

" ANCIENT, gnarled pine trees struggling to survive at timberline in the mountains of Nevada and California have grown surprisingly fat, perhaps presaging momentous changes in the landscape of all the Earth.

Scientists measuring those trees on the upper slopes of Western mountains believe they provide the first evidence that the growth of the Earth's vegetation is being accelerated by the rise in atmospheric carbon dioxide. "


Acho que é mais relevantes ntes texto é o par de palavras "first evidence". Quanto a mim, trata-se de uma deixa (um give-away) muito frequente: revela que a investigação não é motivada pelo sintoma anormal para o qual se porcuram apurar possíveis causas, mas sim uma caça às provas, uma heurística confirmatória que, como sempre, produz os resultados esperados.

antonio ganhão disse...

Quem me vê a mim, vê o Pai.

Alf, quem poderia negar isto aos outros povos? Não lutámos nós pela democracia?

E pela Salvação? Sim o que é que estaríamos dispostos a fazer pela salvação das almas? O dia do Juízo final só pode ser antecipado pela conversão maciça de todos... percebe?

Quanto às suas árvores... agora fiquei preocupado, colesterol, aumento de pressão arterial Parkinson, que mais lhes poderá acontecer? Eu por mim não levo mais nenhuma ao Macdonalds...

alf disse...

range-o-dente

reinação? eheh parece não parece? O andrezero já aqui mostra a prova... mas há mais, que estas coisas são orquestradas a uma escala global.


... mas se isto "pegar", e, daqui a um ou dois anos, o r-o-d tentar mostrar que é um disparate, os seus melhores amigos irão achar que deve ser louco...

alf disse...

andrezero

Brilhante!
O Tulito diz-me que a ideia das árvores obesas está a ser espalhada de várias origens, em várias línguas e de forma concertada. Ele tem outras fontes de informação adiantadas no tempo...

alf disse...

António

eheh... será que os obesos humanos o são por culpa do CO2? Afinal, o Mc Donalds estará inocente?

Dou-lhe uma sugestão: porque não patenteia já uns comprimidos para pôr na terra, evitando a obesidade das plantas?... tipo comprimidos para o colesterol... já que se lembrou disso...

( a gente ri-se, mas estamos a rir de nós próprios, isto é o espelho da massa de que somos feitos, temos de estar atentos às nossas debilidades )

Manuel Rocha disse...

Esta agora !!!

Estes cromos não deixam de surpreender...vamos a ver e frequentam um curso de ciência criativa numa sala ao lado da do António ...:))

Discordo é da sua conclusão, Alf. Razão, haverá, pode é não ser aquela em que pensamos....:))

Diogo disse...

A propósito de grandes mentiras Alf, talvez o melhor documentário que eu já vi (legendado em português):

ZEITGEIST

Anónimo disse...

Pois é... agora são as árvores obesas... pelo menos não são anoreticas só precisam de um pouco de exercicio fisico e de praticar uma alimentação saudavel, isto em alternativa aos comprimidos para o colesterol eheh =P

Acho que vão ter que se esforçar por algo mais convincente, as árvores precisam do CO2 para a fotossintese e não engordam porque o excesso do alimento é armazenado. Normalmente até é a parte da planta que comemos (fruto, caule...)...
Nunca se sabe, mas não estou a ver isto "pegar"...

Raiz

anonimodenome disse...

diogo
veja a refutação da 1ªparte do filme em :
http://www.risenjesus.com/index.php?option=com_content&task=view&id=22&Itemid=109
A Refutation of Acharya S's book, The Christ Conspiracy
Quando segui o link do Zeitgeist fiquei muito indignado por sermos enganados de maneira tão bárbara.
Depois fui em busca de outras opiniões.
Agora creio que tanto uns como outros nos enganam descaradamente.
Temos de estar atentos.

Parabéns alf.
Grande tirada Manuel Rocha.

alf disse...

Manuel Rocha

humm, eles já são mestres da criatividade... se conseguirem começar a passar a notícia sem muita contestação vai ver...

Quando o Tulito diz que a Razão não comanda, quer dizer que a sociedade humana não é comandada pela lado racional dos humanos. Ou que pode ser comandada pelo lado irracional dos humanos.

O cérebro humano tem muitas particularidades. É como o windows: os hachers estão sempre a encontrar-lhe fragilidades que depois usam para o violar.

Há fragilidades do cérebro humano cujo conhecimento habilita a "violar" o seu funcionamento de acordo com a vontade do violador; os vigaristas são especialistas nesse conhecimento. Os líderes também têm de ser.

Há outras características que conduzem o cérebro a erros de raciocínio sistemáticos. Por exemplo, toda a gente conhece exemplos de ilusões de óptica. São erros de processamento sistemático do cérebro.

Há erros de processamento que impedem o conhecimento de avançar. Quando alguém consegue ultrapassar uma barreira dessas fica conhecido como "génio".

No meu caso, eu analisei desde muito novo essas limitações do cérebro e descobri algumas coisas que me possibilitaram tomar medidas para me defender desses erros sistemáticos nalgumas áreas específicas do conhecimento.

alf disse...

Raiz

as pessoas acreditam nas coisas mais incriveis. Por exemplo, todos os anos circula um email a dizer que no dia não sei quantos de Agosto, Marte vai surgir do tamanho da Lua; bastaria pensar um bocadinho para percebr que isso é impossível; no entanto, todos os anos as pessoas acreditam e qd eu tento mostrar que isso não é possível, apesar de saberem que eu sei do que falo, verifico que as pessoas só vêm a burla no dia a seguir à suposta data.

Outro email apresenta uma Lua imensa, muito maior que o Sol, dizendo que é assim a Lua nos polos.

Além disso, há hoje imensa gente e instituições a "viver" da luta contra o CO2. Vão "meter a viola no saco"? Nem pensar!

... ainda vão é inventar uma "ginástica" para as plantas, a Raiz tem razão, elas sofrem de sedentarismo excessivo... ainda a contratam mais o António para inventar a próxima mentira conveniente eheheh!

alf disse...

diogo e anónimodenome

anda tudo a vender a sua "banha da cobra" ao que parece... anónimodenome, continuas um grande investigador!

Só temos uma solução: dúvida sistemática! Abolir a palavra "acreditar".

Contem aos vossos filhos esta história:

Um pai pediu ao filho que subisse ao escadote. O puto assim fez. Depois disse-lhe: "filho, atira-te cá para baixo que eu seguro-te".

O miudo hesitou, teve medo.
-"Filho, não tens confiança em mim? Não acreditas no teu pai?"

O puto lá se atirou. O Pai desviou-se e ele malhou com os ossos no chão.

_"Vês, meu filho, nesta vida não podes confiar em ninguém. NEM NO TEU PRÓPRIO PAI!Aprende a lição."

Bem, eu não diria tanto, mas a verdade é que precisamos de conservar autonomia de pensamento e não deixarmos entrar na nossa cabeça ideias que não testamos.

Anónimo disse...

Olá pai,

O artigo das arvores gordas é de 1984... Vê lá com atencao o link. Já verifiquei no New York Times, é mesmo de 1984...

Abracos,

Rodrigo

Joaninha disse...

Já patenteei a passadeira para arvores ;)

alf disse...

Rodrigo

Isso é muito interessante... então temos a saga das mentiras convenientes destinadas a promover as energias alternativas como segue:

1º - arrefecimento global devido às poeiras da queima dos combustíveis fósseis, que iriam originar um fenómeno tipo "inverno nuclear";

2º - a subida das temperaturas tornou insustentável essa mentira; era preciso encontrar algo diferente

3º - o aumento do CO2 é eleito como alvo, porque parece solidamente relacionado com a queima dos combustíveis

4º - a mentira das árvores obesas faz a primeira aparição nos idos 84

5º - a subida das temperaturas traz à ribalta a velha teoria dos estudiosos do passado terrestre, que ligava o altos valores de CO2 do passado com as altas temperaturas que eles defendiam para o passado terrestre

6- Agora, que já vamos no 7º ano consecutivo (se não erro) de descida de temperatura, a teoria do aquecimento global tem de ser posta de lado e é preciso uma nova mentira conveniente que culpe o CO2

7 - E é assim que a velha teoria das plantas obesas é feita renascer

Um link recente:

http://blogvisao.wordpress.com/2007/07/16/623-o-que-no-mata-engorda/

Lendo o texto pode facilmente verificar-se que os malefícios da obesidade das árvores são completamente não fundamentados.

(além disso, a previsão dos 720 ppm é muito engraçada - a queima da totalidade dos combustíveis fósseis conhecidos não faz o CO2 chegar nem perto.)

Obrigado pelo comentário Rodrigo, a "fotografia" ficou agora mais nítida!

alf disse...

bluegift

Note que a Alita sublinha que as Mentiras Convenientes podem ter resultados desastrosos mas não têm maus propósitos. E nem sempre têm maus resultados.

A verdade é que não se conhece melhor maneira de gerir os humanos. Se se apresentar as verdadeiras razões, como essas normalmente estão associadas a algum tipo de sacríficio (as energias alternativas saem caras) as pessoas arranjam logo mil razões para boicotar.

A realidade é que nós, humanos, não somos racionais, isto, tendemos a agir em função dos nossos interesses imediatos, temos falta de consciencia global, hipotecamos alegremente o futuro ao presente. Enquanto não desenvolvermos essa consciência, creio que não há outra maneira de gerir a sociedade.

Haver há, mas não serão melhores; por exemplo, na China não se pode aceder à blogoesfera...

alf disse...

Boa joaninha!!! eheh

antonio ganhão disse...

Alf, você passa a vida a desafiá-Lo! Então não podemos acreditar no Pai?

Quanto aos mecanismos que você desenvolveu para se defender das limitações do cérebro... existem outras opniões...

RioDoiro disse...

Chapelada, com direito a link:
http://fiel-inimigo.blogspot.com/2008/02/armagedo-coisas-giras-que-esquerda.html

.

alf disse...

António

Percebermos que existem essas limitações já é um grande avanço; as soluções para lidar com elas será um outro problema.

Nós não devemos acreditar em nada; nem acreditar que é verdade nem que é mentira; temos de analisar, se nos interessar, ou reter a informação como tal mas não como "verdade".

alf disse...

range-o-dente

Obrigado; muito interessante o artigo brasileiro.

Em complemento do que diz o entrevistado, eu desconfio há muito que está uma mão alemã por detrás de tudo isto. Eles investiram fortemente, há muitos anos, no desenvolvimento de soluções eólicas e fotoeléctricas e querem recuperar esse investimento.

Começaram na Alemanha, obrigando a paineís solares onde era possivel obrigar, e depois quiseram estender isto ao resto da europa e do mundo.


Do ponto de vista estrictamente económico, as energias alternativas são um bom negócio para a alemanha, que detem a tecnologia, mas um muito mau negócio para paises como Portugal, que até atribuiu os subsidios para desenvolvimento destas energias a empresas alemãs cá implantadas...

Quanto é que nos custa a central solar da amareleja? Somos ricos para andar a subsidiar os fabricantes de paineis solares?

Anónimo disse...

Só temos uma solução: dúvida sistemática! Abolir a palavra "acreditar".


Alf, adorei isso... sobre todas as coisas...

Descartes, antes do que nada...

Anónimo disse...

Só temos uma solução: dúvida sistemática! Abolir a palavra "acreditar".


Alf, adorei isso... sobre todas as coisas...

Descartes, antes do que nada...

Anónimo disse...

Problemas da cibernética... ou do meu dedo inoperante...

As duas últimas mensagens eram minhas!!!

confesso!!!
Laura

alf disse...

Laura

Eheh... esse dedo maroto!

Pois é, o Descarte foi o primeiro a declarar a dúvida sistemática como ingrediente indispensável de qualquer metodologia de busca do conhecimento. Mas há um problema: não podemos duvidar do que já aceitamos, não conseguimos duvidar do que está de acordo com o que já aceitamos, que pode estar errado, nem do que nos convem aceitar...

Por isso, conseguir duvidar sistemáticamente é um processo algo complexo.. e que tem de começar muito cedo, e tem de começar por duvidarmos de tudo o que já acreditamos...

Rui leprechaun disse...

Ai! Isto já se está a tornar muito confuso p'ra um miolo inocente... pois se eu acredito em toda a gente!

OK... fora de brincadeiras parvas de Gnomo, essa questão da verdade e da mentira faz sentido, claro, e muito mais o indispensável sentido crítico, ou esse aceitar a informação mas sem lhe atribuir o sacrossanto rótulo de "verdade".

Deveras, este é já de há muitos anos o modo como leio as notícias, um pouco a exemplo do tal conto zen "Sorte ou azar?" Talvez sim ou talvez não, cá fica a informação!

Ainda assim, neste blog lêem-se algumas coisas surpreendentes, isto é, eu também tomo por verdadeiros "factos" que aqui são desmentidos ou postos em dúvida. Como essa relação entre a nicotina e o cancro, que sempre dei como dado adquirido, tanto mais que considero ser esse um vício detestável... irra!

Por outro lado, acho interessante e lógica essa explicação para a promoção das energias alternativas, que é uma necessidade óbvia, claro. Mas os seus altos custos económicos são mesmo forte objecto de críticas economicistas em sites da especialidade que até frequento.

Em suma, eu bem me parecia que este mundo dos adultos era demasiado estranho e complicado para Gnomos infantis, que adoram os seres ternos e gentis!

Logo, co'as crianças é que eu brinco...

Rui leprechaun

(...mai-lo Principezinho-Alf com afinco! :))


PS: Quanto às limitações do miolo... olha, eu cá finjo de tolo, muito bronco e tão parolo!!! :)

Mas já nem sei se é a fingir... que só passo a vida a rir!!! :D

Rui leprechaun disse...

Vês, meu filho, nesta vida não podes confiar em ninguém. NEM NO TEU PRÓPRIO PAI!


Ui! Que história má! Aqui ninguém desconfia do gentil Alf-Papá! ;)

(Rodrigo, diz lá... ele é o melhor que há! :))

E já pressinto a vitória... estou sedento de glória!

Apóstolo quero ser... deste novo alto saber!

Não como Judas ou Pedro... antes Giraldo sem Medo...

...que não teme pela vida...

Rui leprechaun

(...no Mestre desvanecida!!! :))


PS: Mas que instinto filial... não autónomo, tá mal! :D

Rui leprechaun disse...

Eis uma má notícia que li agora mesmo numa newsletter onde se fala das "energias limpas... e também é originária da Alemanha!

The German Research Centre for Geosciences announced that it has begun underground storage of CO2 for up to 60,000 tons of CO2 at a depth of more than 600 meters during the next 2 years. Dubbed CO2SINK, the project is being funded by the EU commission, the Federal Ministry of Economics and Technologies, the Federal Ministry of Education and Research and about 14 companies.

Logo, parece um desperdício de recursos...

Rui leprechaun

(...'inda vamos virar geleira para os ursos!!!)

alf disse...

Leprechaun

Vejamos a coisa pelo lado positivo: é com os erros que se aprende. Assim, esperemos que façam bastantes disparates destes, irrelevantes para o planeta, para depois a próxima geração tirar uma lição... o pior é se a próxima geração explica os disparates desta pensando que " eles eram estúpidos como um calhau" e assim não aprende nada...

Rui leprechaun disse...

Ei! Será esta a dieta das árvores obesas... e a minha?! ;)

Os cientistas dizem agora que a obesidade pode ser causada por vírus. Aposto que é preciso comer muitos...

Bon appétit! :)