quarta-feira, agosto 22, 2007

Mitosis

11 comentários:

Fá menor disse...

Muito interessanse!
Também interessante era um Cd cheio de informação sobre as células, que me ajudaria no estudo , e eu só me baralhei toda!
Nã, por aí não vou

antonio ganhão disse...

Não tem legendas nem som! Assim não tem piada.

Pareceu-me um processo complicado, ao qual o realizador se deu ao trabalho de lhe conferir uma certa beleza e alguma poesia... acontece quando brincamos aos deuses!

Porque acreditamos ser essa a Sua marca.

alf disse...

António
Tem som tem; click no altifalante, deve estar no mínimo

Não sei se é por ser a marca dum deus... ou a nossa marca...

Unknown disse...

aprendi isto no 11º

Este é um dos blogs com maior produtividade e utilidade pedagógica que alguma vez frequentei!

E sem conhecer tudo do mundo da internet, parece-me que posso filtrar muito e reparar que esta qualidade de trabalho e entrega é difícil de alcançar, por isso, a minha afirmação continuará válida mesmo que eu continue a pesquisar na internet por blogs com esta envergadura de dimensão intelectual.

Este continue que comento está a tornar-se banal nos comentários em geral e num género de paradoxo este é especial.

Unknown disse...

Uma explicação em 1:28 segundos do processo que explica a duplicação de todas as células que sustenta toda a vida conhecida.

Consegue responder à questão da teoria do Tudo? É simples? :)

É que disso percebo nada e gostava de encontrar a resposta.

(respondendo ao antónio) com ironia.

alf disse...

Pedro Jorge

Obrigado pelo seu entusiasmo!

Também achei o video muito bom; e há mais no youtube, fiquei fascinado.

Continue por aqui que começará a ver surgir a verdadeira teoria do tudo... iremos além de tudo o que pode ter imaginado. Pode parecer arrogancia minha, mas daqui a um ano me dirá.

Patrícia Grade disse...

Alf, meu amigo...
Como muito bem sabes, tu és já um Deus para dois pequenos cérebros que começam a germinar ideias que vão para além da minha compreensão...
por isso mesmo tu és já o seu cientista preferido, para além do amigo querido da mãe e um companheiro de brincadeiras sem igual...
Este vídeo foi-lhes direito ao coração e a mim serviu-me de emenda para não lhes voltar a mostrar este blog nos próximos 10 anos!
é que depois da visualização, as perguntas começaram a jorrar, a imaginação voou mais longe, tendo por companheira a curiosidade e tive de me descartar dizendo-lhes que quando viesses visitar-nos logo responderias ao resto das questões.
Então quando o Alex começou a perguntar se era assim também que eram feitos os dinossauros, se as célualas eram do mesmo tamanho ou maiores...? A minha camioneta começou a transbordar de tanta areia!!!
Vá lá! sê simpático e dá-me descanso! É que umaq gaja burra como eu não consegue acompanhar estes raciocinios muito xpto...

antonio ganhão disse...

Pedro, o papel do mestre é ensinar o aluno a caminhar... não entendi a sua ironia (nós os génios temos às vezes essa dificuldade em entender os outros) ;)

alf disse...

Indomável

Boa pergunta a do Alex; e encerra uma pergunta fundamental: seriam as células dos dinossaurios iguais às nossas?

Eu aqui afirmo que as células evoluem. Isto é uma ideia revolucionária, porque a presunção dos cientistas é que só as espécies evoluem.

Agora começa-se a descobrir que há coisas diferentes nas células dos répteis; e há quem pense que foi por causa desse "defeito" que os dinossaurios faliram. Erro! As células dos dinossaurios eram mais evoluidas que as dos repteis e as dos mamíferos mais evoluidas ainda. Por isso é que são diferentes, não porque as dos réteis tenham um "defeito".

Portanto, o Alex, ao fazer essa pergunta, tocou num pensamento que parece não ocorrer a um "crescido". O que foi óbvio para ele parece um absurdo aos olhos dos cientistas.

Por aqui podes perceber como os olhos dos "crescidos" são, afinal, olhos quase cegos...

antonio ganhão disse...

Ainda sobre o papel da inteligência. Tirando partido de ter comigo, na praia, um agricultor com rebanhos, perguntei-lhe como se cria um cão pastor, daqueles que são capazes de reunir o rebanho a uma ordem do pastor. Eis a resposta:

Como se forma um cão pastor? Insere-se o animal numa matilha de cães pastores já treinados e experientes.
Como se sabe se o cão é “esperto”? Se aprende com os outros, se segue o cão líder e se encontra o seu lugar na matilha (que nunca é numerosa).
Como se cria um líder? Vendo se o cão sozinho dá conta do recado.
Qual o papel do pastor? Castigo e recompensa, quando um dos cães entra na brincadeira, da próxima vez fica junto do pastor e é obrigado a assistir ao trabalho dos outros sem se mexer.

O que assistimos, não é ao resultado directo da inteligência animal, mas ao triunfo da sua aprendizagem, para o qual foi indispensável a sua inteligência!

Vejamos outro caso. Quando a mulher eliminou o papel do macho dominante na manada humana, começou verdadeiramente a nossa civilização.

O esforço combinado da aprendizagem dominou uma inteligência superior. ;)

alf disse...

António

A lógica é um pouco confusa mas a conclusão é brilhante!!! Os machos que têm a mania de que são dominantes é que dão cabo da civilização.

A propósito disso, tb fiz um post nos "Leques Agitados" (andamos sincronizados, é o que é...)
http://lequesagitados.blogspot.com/