quinta-feira, junho 23, 2011

João Ferreira do Amaral

Acabo de assistir ao programa da SIC Notícias "Negócios da Semana", onde o José Gomes Ferreira entrevistou João Ferreira do Amaral.

Pela primeira vez, em duas décadas, vejo alguém a defender as mesmas ideias que tenho defendido, num orgão da comunicação social.

Não se pense que somos os únicos; simplesmente, neste mundo de verdades simplórias, o pensamento subtil é imediatamente rejeitado pelo "mainstream".

Se apanharem a repetição do programa, ou o video, não percam. Para se perceber o que está a acontecer e o que vai acontecer.

Eu estava a preparar uma série de posts para analisar a solução do sarilho em que estamos, mas estava confrontado com uma dificuldade: como apresentar uma solução para um problema que as pessoas não vêem?

É como o problema do Galileu: como explicar a rotação da Terra se ninguém acredita nela?

Bem, o João Ferreira do Amaral expõs o problema; e até disse, como eu, que os culpados desta situação não são os políticos, são os economistas.

...os economistas " mainstream" acrescentaria eu, mais os comentadores de TV... Mas isso não interessa nada agora, o que interessa é começarmos a sair do buraco em vez de continuarmos a cavar.

Se alguém encontrar o video dessa entrevista, agradeço que me diga, para pôr aqui o link

10 comentários:

antonio ganhão disse...

Porque desconfio sempre dos arrependidos do sistema?

Paulo da Costa Ferreira disse...

Também ando à procura deste vídeo. João Ferreira do Amaral não é um arrependido do sistema, é um homem sério que tem vindo a desenvolver uma linha de pensamento coerente ao longo do tempo. E acima de tudo, é alguém que fala a verdade.

MG disse...

fiquei impressionado positivamente!

Luisa Costa Gomes disse...

Também ando à procura deste vídeo para o publicar no fb. Finalmente oiço um economista sensato a dizer aquilo que é óbvio desde que os políticos nos precipitaram nesta trapalhada da moeda única!

João disse...

Também ando à procura do vídeo...

Anónimo disse...

eu tb procuro mas coisas destas convem ocultar porque e bom manter o povo na ignorancia

João disse...

Já mandei um mail à sic a pedir a divulgação do vídeo, se fizerem o mesmo talvez eles o divulguem.

alf disse...

amigos, fiquei impressionado com tantos comentários! Isso deixa-me feliz porque vejo que haverá muita gente à procura de soluções alternativas e que já percebeu que deste caminho não se sai como estamos a fazer.

A minha solução não é bem a mesma da do João Ferreira do Amaral, mas o importante agora é lançar a discussão para que haja diferentes soluções que possam ser comparadas

temos aí até ao Natal para encontrar uma solução... se não entrarmos o próximo ano com novos objectivos, vamos estar muito mal...

João disse...

Eu ainda não tenho solução, mas ando a estudar as várias alternativas. Não concordo em absoluto com o que o João Ferreira do Amaral disse, mas penso que soube justificar e defender bem os seus pensamentos. Como sei que a entrevista é de extrema importância para a sociedade, mandei o seguinte mail à SIC:

"Exmos. Senhores,
Existe um conjunto enorme de pessoas, no qual me incluo, que gostaria de ver divulgada a entrevista de José Gomes Ferreira a João Ferreira do Amaral que foi apresentada dia 23 deste mês no programa Negócios da Semana da SIC Noticias. Os conteúdos apresentados e expostos nesta entrevista são de extremo valor para a sociedade. Para muitos a sua divulgação não é conveniente, eu sei, mas espero que isso não seja relevante para um canal como a SIC. Portanto, gostaria de saber se é possível a sua divulgação na Internet nos espaços habituais que a SIC nos habituou."



Do qual obtive a seguinte resposta:
"Recebemos a sua mensagem, que mereceu a nossa melhor atenção.

Agradecemos o seu interesse pela nossa estação televisiva e a disponibilidade demonstrada para nos transmitir a sua opinião. Só com a opinião dos nossos telespetadores podemos continuar a melhorar e a ir ao encontro das suas necessidades e interesses. Informamos que a sua sugestão foi encaminhada para as áreas responsáveis, que tomaram nota da mesma. [...]"

Vamos esperar pessoal.

Paulo da Costa Ferreira disse...

Bravo, boa iniciativa! Esperemos então...