sábado, setembro 27, 2008

Trabalhar para quê?

Porque não vais trabalhar? Porque não vais trabalhar? Porq....” Como disco riscado a frase ocupa-me o pensamento enquanto fito os olhos do indivíduo que me fita com olhos que parecem estar a ouvir o meu pensamento. A mão ligeiramente em concha, palma para cima, insistentemente a apontar para o meu umbigo. “Dá-me” leio-lhe nos lábios que despejam sons aos quais os meus lábios com outros sons respondem. O olhar dele semicerra-se e começo a perceber que neles está a resposta à minha pergunta pensada. Está lá, vejo que está lá, mas não a entendo. Um fino sorriso remata a mensagem enquanto me dá as costas. Que mensagem?

Que mensagem?

O ordenado mínimo é menos de 3 euros por hora. Dois euros e trinta por hora é quanto se paga nas empresas que prestam serviços com pessoal pouco especializado. 2.30€. 2 Euros e 30 cêntimos de Euro! 2,30€/ hora!

Trabalhar para quê? Mais vale pedir! Ou roubar! Basta entrar numa logeca qualquer uma vez por semana e assaltar a caixa para ganhar mais do que o ordenado mínimo em Portugal... Mais vale pedir. Trabalhar? Para quê???
.

23 comentários:

[_David_] disse...

é neste país k vivemos!! vamos mazé arrumar carros!!

antonio ganhão disse...

Muito bem Alf`! É claro que o maior problema europeu é uma crise moral, sendo que em Portugal, já passa da falta de pouca vergonha.

Os iluminados que nso dirigem esperam, que para lucro dos seus mega-ordenados, trabalhemos de graça e depois surpreendem-se com os resultados que vão afogando este país.

Numa certa empresa, a remuneração variável foi reduzida em 70%, em relação ao que decorria da aplicação das regras de avaliação. Ou seja, chama-se variável porque depende da nossa avaliação. O entendimento do actual CA é que depende da sua boa vontade...

É ilegal e imoral... mas quem é o primeiro que avança para os tribunais? Só nos resta trabalhar com redobrado entusiasmo!

Tiago R Cardoso disse...

faz bem à saúde, quem trabalhar a vida toda irá com toda a certeza morrer cheio de saúde...

raios de sociedade que temos.

Joaninha disse...

É um bocadinho assustador não é. Em especial se o Alf contar que no caso de alguem a trabalhar a recibos verdes e a ganhar o ordenado minimo de 400 e tal euros mês, desconta 1/3 dop ordenado para a seguranca social, mas 20% para o IRS. Lindo não é?

beijos

Anónimo disse...

Em 2005
http://oefp.iefp.pt/admin/upload/Conferencias/Regulares/82a1c3d7-21c0-4f83-b39c-1eeab10750e1.pdf

Rendimento médio per capita das "famílias"
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=933852&main_id=

Não consegui encontrar o rendimento per capita individual, mas a partir do PIB e da população... é só fazer as contas :)

"Mais vale pedir! Ou roubar! Basta entrar numa logeca qualquer uma vez por semana e assaltar a caixa para ganhar mais do que o ordenado mínimo em Portugal..."
Isto é válido para qualquer ordenado. É uma questão de se pesarem os prós e contras. Afinal os fumos de corrupção de milhões aqui e ali envolvem participantes que não ganham o ordenado mínimo...

fa_or disse...

Quem nunca foi pobre nunca terá condições de ajuizar o que isso é.

alf disse...

amigos, não respondi aos vossos comentários, como é meu hábito fazer, porque me pareceu que há coisas perante as quais o melhor é ficarmos em silêncio.

Mas agora desejo agradecer ao Osvaldo Lucas os seus interessantes links. E notar duas coisas:

Uma é que nos países ocidentais (até na China já isso acontece), 50% ou mais do rendimento pertence a 10% da população; portanto, o «rendimento médio» é um indicador enganador - melhor seria retirar os 10% que mais ganharam e fazer a média dos restantes 90%.

Na falta disso, podemos obter uma estimativa simplesmente dividindo por 2 o valor médio global para obter o rendimento médio de 90% das pessoas ou das familias.

Outra coisa é que é verdade o que o Osvaldo Lucas diz acerca da opção entre pedir/roubar ou trabalhar ser uma questão de prós e contras - a questão é mesmo que face a um ordenado mínimo tão exíguo, trabalhar quase só tem contras!

Por último, queria dizer à maf_ram que há outra maneira de saber o que é ser pobre: é, por exemplo, trabalhar a apoiar os velhinhos que por aí andam. Além de pobreza, é miséria, não só por falta de dinheiro mas de outros tipos de apoio, dos próprios filhos muitas vezes.
Há pessoas que desenvolvem essa atividade de apoio e não aguentam a sensação de frustração que dá sentir a impotência de ajudar. Já tenho secado lágrimas a pessoas dessas.

fa_or disse...

Alf,
garanto-lhe que esse tipo de conhecimento não me é nada estranho. Na prática. Na prática e a vários níveis!
Presumo que não tenha olhado o meu perfil, nem o meu blog, portanto se me pretendia de algum modo agredir, deu um tiro na água!

alf disse...

Maf_Ram

Não me terei explicado devidamente. Nunca me passou pela cabeça «agredir», antes reforçar o que disse - quem nunca foi pobre não pode saber o que isso é, é claro, e eu quiz reforçar essa ideia mostrando que o simples facto de acompanhar de fora a vida de pobres pode causar grande sofrimento, o que significa que vivê-la será muito pior.

E é claro que fui ao seu blogue e é claro que percebo que esse tipo de conhecimento não lhe é estranho. Terá sido por isso mesmo que escrevi de forma tão descuidada, pois senti-me a falar para quem sabe exactamente a que me refiro.

Peço desculpa de não ter sido mais cuidadoso.

fa_or disse...

Alf,
agora sou eu quem pede desculpa... por ter sido de compreensão lenta e brusca na resposta.

Então estamos de acordo em que querer entender a vida de um pobre e o porquê de ele agir de determinado modo, estará sempre muito aquém de ser entendido por quem nunca sentiu na carne a pobreza.

As esmolas dos ordenados mínimos que temos serão porventura maior humilhação do que pedir ou roubar, tendo em conta o verdadeiro roubo dos vencimentos de certos gestores...

alf disse...

maf_ram

Então estou desculpado...obrigado!

A maf_ram teve razão, o meu comentário está mesmo mal escrito, ainda bem que protestou porque me deu a oportunidade de corrigir.

é como diz; e quando vejo os nulos curriculos de muitas dessas pessoas lembro-me sempre do desabafo de um ilustre astrónomo nortenho: "os conselhos da avózinha são o estigma do fracasso nos tempos de hoje"

Anónimo disse...

Sobre a distribuição da riqueza per capita já várias vezes procurei encontrar um histograma que mostre a distribuição das classe de rendimentos pela população. Não consegui. Apenas umas curvas de Gini e umas referências que os 10% da população mais ricos ganham umas 7 vezes que os 10% de menores rendimentos. Quanto ao miolo da distribuição, nada!

Quanto a exiguidade do ordenado mínimo não sei se esta é real. Afinal existem, noutros países, situações incomparávelmente piores.
Ter em atenção que aos 2,30 euros temos de somar +-34% de impostos + 2 meses de subsídios, para o quais o empregador tem de conseguir ter um lucro do trabalhador superior. caso contrário faria melhor em estar quieto... O mesmo aplica-se a qualquer outro rendimento.

Além dos rendimentos temos de ver a sua relação com as despesas, mais ou menos necessárias/supérfulas. Ou seja para quem tem casa própria/renda de 2 euros e trabalha a 500m de casa, o ordenado mínimo permite sobreviver. Aliás, há uma percentagem de pessoas que sobrevive ainda com menos.

Vide também um post interessante do Ludwig Krippahl em http://ktreta.blogspot.com/2007/08/simular-o-desemprego.html e links no fim do mesmo.

alf disse...

osvaldo lucas

uma população rural precisa de muito menos dinheiro do que uma urbana; e esta precisa de tanto mais para sobreviver quanto maior a urbe. Como o nosso sistema implica que as pessoas existam em meios urbanos de dimensão crescente, o mínimo necessário à sobrevivência cresce muito mais depressa do que outros indicadores económicos.

Ouvi dizer que hoje passa na RTP1 um documentário sobre o que é viver com 400 euros. Estou curioso.

Quanto ao post do Ludwig, é preciso termos presente que a teoria económica que era boa há umas décadas já tem muito pouco a ver com a economia de hoje - o modelo do Ludwig, embora interessante, está completamente desenquadrado da realidade actual.

Se quiser espreitar uma ideia diferente, o que é sempre bom para arejarmos a cabeça, veja o post:

http://outramargem-alf.blogspot.com/2007/07/mais-sobre-o-sistema-1.html

e veja o post a que esse se refere ("o Suor do Rosto") e o post seguinte.

Isto apenas para o aspecto económico.

E desejo chamar a atenção para o facto de, simpatize-se ou não, as mais bem sucedidas economias da actualidade se encontrarem no norte da europa, como a Dinamarca, a Bélgica ou a Holanda. O sucesso de uma economia não se mede pelo número de milionários, mas pelos seus valores médios e mínimos. As coisas que eu digo nos posts que citei são banalidades para as pessoas desses paises mas aqui ainda parecem ideias de louco.

Por último, convém que entendamos que «sobreviver» não é manter-se a respirar. Não é para isso que existimos, que as nossas células se organizaram num ser humano. Entendo o que quer dizer mas veja que esse conceito tem de ser muito mais complexo, ele não se aplica a uma planta, mas a um ser humano. O ordenado mínimo, no nosso pais, não é uma situação transitória, é o ordenado que muita gente ganha toda a vida.

Já agora, tb tenho um pequeno post sobre isso...: http://outramargem-alf.blogspot.com/2007/05/iluso-de-riqueza.html

Eu percebo que é complicado aumentar o ordenado mínimo, tem grandes implicações em muitas actividades e a consequência imediata de qq aumento pode ser um aumento de desemprego; mas esse desemprego não passa de uma antecipação, porque as actividades que só podem existir com o ordenado mínimo é porque não são viáveis (ou os donos estão a ter lucros vultuosos).

Já fui sócio de uma empresa e um outro sócio tinha a seguinte máxima: "a empresa tem de se preocupar com os problemas dos seus empregados para que estes se possam preocupar com os problemas da empresa". Faz todo o sentido, não faz?

Um abraço e obrigado

joshua disse...

O Presidente da República afirmou hoje no discurso comemorativo do golpe de estado que derrubou a monarquia, que Portugal vive tempos difíceis que não podem ser disfarçados. Curioso paralelismo com o dia que hoje se evoca, em 1910 os tempos eram de esperança, mas a mediocridade da classe política emergente, a par de intrigas palacianas, misturadas com alguns oportunismos e canalhices, conduziram Portugal à inevitabilidade do Estado Novo, hoje, 34 anos após o restabelecimento da Democracia, e já com duas décadas de integração europeia, apesar das verbas avultadas recebidas para apoiar o desenvolvimento do país, verifica-se que não aprendemos com os erros da I República, a corrupção, tráfego de influências, falta de rigor na gestão dos dinheiros públicos, insegurança dos cidadãos, pobreza e exclusão social, continuam a ser uma realidade em pleno século XXI.

alf disse...

joshua
Inteiramente de acordo. Só não se engane numa coisa - a corrupção é generalizada, toda a gente é tão corrupta qt pode - desde o que pede atestados médicos falsos, ao que mete a cunha, ao funcionario que empata o processo à espera da comissão, ao fiscal idem, ao médico que que não poe os pés no hospital mas assina o ponto, ao professor que se limita a ler o livro oficial na aula e falta tanto qt pode, ao juiz que pode deixar um tipo apodrecer na prisa ou soltá-lo, ao bombeiro que ganah mais se houver incendios, etc, etc.

Este é um pais onde não há regras contra a corrupção, onde esta não se combate - pelo contrário, as regras são muitas vezes convites à corrupção. e é assim porque nós, os portugueses, o queremos - estamos convencidos que somos mais espertos que os outros e, portanto, se as regras forem permissivas lá arranjaremos maneira de nos «safarmos».

Onde está a Alta Autoridade contra a Corrupção? Não é uma coisa que existe em todos os paises minimamente civilizados?

joshua disse...

Infelizmente, para tão lúcidos diagnósticos, faltam diligentes executores e uma pedagogia exemplar por parte do Estado e das famílias, onde medra tanto laxismo e permissividade.

Como as famílias são a base de tudo, temo que os valores veiculados por elas se venham degradando e se pautem cada vez mais pelo cíclo da permissividade até à escala e às consequências conhecidas.

Pela primeira vez, como disseste lá, houve um governo com coragem para afrontar os vícios sectoriais e corporativos, mas covarde ao deixar intactos e de fora os vícios entre a classe política e os detentores do poder real que é o do dinheiro.

A regulamentação apertada, que permitiria dar caça à alta corrupção veio a dar, graças fundamentalemte ao PS Parlamentar, numa salada de grelos pífia, sem músculo e capacidade aguda e grave, só esdrúxula, de intervenção. É um passador. A permissividade é realmente um vírus que come de podre o nosso sistema, começando pelo lado mais tenro e bolorento dele: a classe política que ainda nos não presta contas, nome a nome, pessoa a pessoa, pelouro a pelouro, despesa a despesa, sector a sector, decisão a decisão.

Quando eu vir transparência, isto é, o fim da actual traficância de jobs-cargos de nomeação política, falaremos sobre os habilidosos trapaceiros e desonestos nas diversas profissões a que o D. Quijote-Governo atalhou o mau proceder.

Já agora, entre o desonesto Sapateiro Vicentino e qualquer uma das profissões e sectores da nossa sociedade que elencaste pouca diferença haverá: alguns foram exímios a embolsar os recursos financeiros, subsídos e outras benesses celestes e a comprar mercedes para justificadamente escapulir melhor ao Fisco. Mas para esses, tal como para o tal Çapateiro, o destino é a Infernal Comarca de uma forma ou de outra.

O sentido do conjunto, a alegria em partilhar, e moralização dos costumes e a exemplaridade pagadora e obediente à lei por parte do Estado fariam milagres por Portugal, bem como o repensar estratégico do País perdido e afundado na monovalência dos serviços, do turismo, depois dos criminosos desmantelamentos industriais e produtivos de trinta anos de 'Democracia', essa porca alternadeira porque assim a fazem.

PALAVROSSAVRVS REX

joshua disse...

Tu, que és sabiamente replicante, não replicas a isto? Aguardava qualquer coisita...

PALAVROSSAVRVS REX

alf disse...

Replicar, sábio Joshua? Mas o que disseste não é para replicar, não se replica a uma pintura ou a uma fotografia - olha-se, medita-se...

Mas vou deixar-te um pensamento: será que a corrupção das «altas esferas» incomoda verdadeiramente o «povo»? Ou será que o «povo» tem nela a justificação moral para a sua própria corrupção?

Ainda continuo a receber emails a proporem esquemas de pirâmide; toda a gente sabe que dinheiro ganho sem dar nada só pode ser roubado; mas isso não parece incomodar as pessoas, a única coisa que parece preocupa-las é saber se ainda estão do lado da pirâmida que fica a ganhar ou do lado que fica a perder.

Dirás: é preciso começar por algum lado a combater a corrupção; se se começar por cima, dá-se o exemplo que se estenderá a toda a sociedade.

É verdade, mas há um problema: se o «povo» não está, na verdade, interessado no combate à corrupção, não poderá haver sucesso nesse combate. Alguém, alguma personalidade, algum orgão de comunicação social, apoiou apaixonadamente o esforço do Cravinho? Deram o devido realce ao esforço do Sócrates para reduzir privilégios dos deputados ou dos administradores do banco de portugal? Claro que não.

Talvez por isso terá o Sócrates optado por guerras sectoriais, com pequenos progressos - um pequeno passinho sector a sector, se não perder as proximas eleições dará depois outro passinho, etc... Isto penso eu que sou um eterno optimista.

Entretanto, observo as guerras de bastidores - por exemplo, a guerra ao novo código penal. Que, essencialmente, vem obrigar o MP e os Juizes a trabalharem melhor. Tirando o bastonário da Ordem dos Advogados, mais alguém salienta isso? Ou estão sempre a querer passar a mensagem de que o novo código é um perigo para a sociedade? O MP não manda em liberdade toda a gente que a policia apanha com armas, bombas, seja o que for? O governo tem de fazer leis para obrigar os juizes a prender preventivamente os criminosos?

Portanto, eu diria que «o inimigo está no meio de nós»... ou que «andamos a dormir com o inimigo»...

Mas há pessoas sérias e empenhadas numa sociedade melhor; por isso, temos de separar umas das outras e não ir na conversa dos «maus» que se andam a armar em vítimas para poderem continuar a fazer o que sempre fizeram.

Está bom como «réplica»? rsrsrs

joshua disse...

Está bom como répica. Concluo que teremos de exercer uma pressão blogocrítica e blogopedagógica na grande massa, demonstrando as vantagens de fazer parte do grupo que ganha, se ganhar for ganhar o respeito dos nossos filhos e netos.

Talvez a rapina maciça a que muitos se devotam encontre a justificação e alento na desorganização da sociedade e na desmobilização completa pela remissão miserável à própria sobrevivência de uma espessa maioria.

Se a sobreviência é a prioridade sólida do português médio, não ousará levantar a cabeça para outras dignificações e moralizações da sociedade: a base está minada pelas políticas erróneas e desumanas que nos regem e são agora, como sabemos, dominó derrubado na cadência imponderável que temos testemunhado.

PALAVROSSAVRVS REX

alf disse...

Joshua

se bem o entendo, é isso: a questão não está no sistema económico; a questão está em cada indivíduo decidir em função do seu interesse imediato ou do interesse colectivo.

Quando cada um decide em função do interesse imediato, e é isso que a sociedade ocidental anda a venerar há muito tempo, não se chega a uma situação em que o interesse de todos é maximizado; este é aliás um interesse problema matemático, representado por exemplo no «dilema do prisioneiro».

A sociedade progride qd todos pensam no interesse colectivo; o problema nasce porque se todos pensam no interesse colectivo, um que pense no seu interesse pessoal tira logo beneficios enormes; e, com o tempo, estão todos a pensar nos seus interesses e a sociedade a afundar-se. Quando se instala a crise, então renasce a solidariedade e recomeça-se de novo, dando prioridade ao interesse colectivo.

Como se sai deste círculo infernal?

joshua disse...

Esse ciclo normalmente é quebrado por de modo mais duradouro por catástrofes, onde o predomínio pela solidariedade e a sinergia se fazem sentir de modo intenso e muito agudo.

PALAVROSSAVRVS REX

NC disse...

Fugir à polícia é bem remunerado. Mas - lei do mercado e da vida - tem um risco mais elevado que trabalhar.

Há quem se esforce por ser continuamente preso e viver na prisão. Roupa lavada, caminha e 3 refeições por dia. Custo: liberdade. Mas para eles a liberdade não lhes vale muito.

Anónimo disse...

Its such as you learn my mind! You seem to know so much about this, such as you wrote the ebook in
it or something. I think that you can do with some % to power the message home a little bit, but other than that, this is magnificent blog. An excellent read. I will definitely be back.

Also visit my blog post - Payday Loans