sábado, março 03, 2012

As Teorias que nos regem são Ciência ou Bruxaria?

exadventistas.blogspot.com

Há um conjunto de teorias que moldam o nosso entendimento do mundo e condicionam a tomada de decisões; serão teorias fiáveis?


Começando pela teoria económica; vemos a situação económica resvalar continuamente, a realidade sempre pior do que as previsões, um total desacerto entre as medidas que se tomam, baseadas em certezas inabaláveis, e os resultados que delas se obtêm.

Diz-se que a Economia é muito boa a explicar o passado mas nula a prever o futuro. É fantástico como a notícia da subida ou descida da bolsa é sempre acompanhada de uma explicação “lógica”; mas se a bolsa tem um comportamento lógico, porque é que nunca sabem prever o dia seguinte?

Será que a Economia é simplesmente algo que ultrapassa a nossa inteligência, a realidade é tão complexa que a não conseguimos dominar? Estamos condenados a sofrer crise atrás de crise, mesmo nesta era de abundância?

 Na análise desta questão, ocorre-me uma pergunta: o que é que os dinamarqueses pensarão da Economia? Para os dinamarqueses, a Economia é Ciência certa! As previsões batem certinho, se é preciso mudar alguma coisa, tomam-se medidas e as coisas aparecem corrigidas como pretendido. Para os dinamarqueses, suecos, noruegueses... para quase toda a gente, afinal... para os chineses...

Os chineses sabem exactamente o que pretendem e como o conseguir. A sua Economia é Ciência certa. Não interessa se o gato é branco ou preto, eles caçam sempre o rato! Já quase não há ratos na China, desaparecem a um ritmo vertiginoso.

Aqui, ao contrário, nada caça os ratos! Os ratos são a miséria das pessoas, a pobreza, o atraso, a exploração.

Afinal, a Economia só não é Ciência certa nos países que seguem a economia dita liberal, a economia do Milton Friedman! Nos outros países, a Economia parece funcionar muito bem. O problema não está na ciência económica, está na teoria que aqui se segue!

Mas não é só a Economia; a teoria do Aquecimento Global não acerta e, no entanto, continua a ser afirmada como um facto. Desde que há registos de temperaturas por estes lados, só houve um mês de Fevereiro tão frio como o último. A Terra está a arrefecer há mais de uma década, mas isso não perturba os cientistas nem os políticos: a Terra arrefece por causa do aquecimento! Isto depois de terem negado o arrefecimento durante anos, até que a wikileaks invadiu o seu correio e desmascarou o encobrimento do arrefecimento. As pessoas comuns não sabem, mas quem tem um mínimo de conhecimentos de Física sabe há muito tempo que o aquecimento global é uma fraude. Descarada. Despudorada. Como é possível manter tal embuste a tão larga escala e contra as evidências? Afinal, pode-se enganar toda a gente durante todo o tempo?

Bom, e que dizer da teoria do Big Bang? O Universo é composto em 96% por matéria negra e energia negra?? Como a teoria não acerta com o Universo... cria-se um Universo de fantasia e afirma-se que o que conhecemos... não existe! Nem o Ptolomeu chegou a tanto. Pura bruxaria. Mas, para as pessoas comuns, crentes hoje na Ciência como dantes na Igreja, nada disto é estranho; nem o facto de os próprios nomes serem os mesmos que os bruxos usam é capaz de as alertar, pelo contrário! Espantoso. A verdade é que parece mesmo possível enganar toda a gente durante todo o tempo – no fundo, as religiões sempre o fizeram...

Bem, e a Teoria Atómica? A “partícula de Deus” ia ser descoberta no dealbar deste terceiro milénio com o novo mega-acelerador, não era? Que piada! Desde a invenção do neutrino que a teoria atómica não acerta uma previsão, esta “partícula de Deus” é apenas o culminar da cadeia de disparates que tem sido construída. Claro que não descobriu nada nem descobrirá – como eu previ e escrevi, o mega-acelerador começou por não entrar em funcionamento e agora finge que vai obtendo resultados importantes. Para quem lá trabalha, trata-se de ir aguentado a coisa até à reforma.

E não acaba aqui, há mais disparates, como este que já referi em post antigo. E, é claro, não foi um meteoro que aniquilou os Dinossáurios; e sim, isso é um fenómeno repetitivo e vai voltar a acontecer.

Bem, parece que toda a Ciência que se tem feito depois de Einstein no chamado ocidente não passa de ... Bruxaria!!!! Não é assim, há muita Ciência para além dessa; mas há uma Ciência feita ao serviço das crenças e dos interesses, que se recusa a aceitar o erro. É por isso que a Economia do ocidente é tão disparatada como tudo o resto – isso não é uma limitação da Economia, é apenas desta Economia.

Isto tudo é disfarçado com a Tecnologia, essa sim, essa é que tem evoluído e é responsável por toda a evolução da sociedade – é que na tecnologia o projecto tem mesmo de estar correcto, inventar energias negras ou partículas divinas não resolve.

Não são inócuos estes disparates; em relação à Economia, o resultado é que em plena época da abundância, fruto da árvore da Tecnologia, grande parte da população ocidental vive em condições crescentemente miseráveis; em relação às outras teorias, roubam-nos o entendimento deste fantástico Universo e atrasam o nosso desenvolvimento, tal como as teorias do Aristóteles e do Ptolomeu o fizeram durante 2 milénios (não por culpa deles, mas por quem não foi capaz de as ultrapassar) e deixam-nos à mercê de catástrofes como a que vitimou os Dinossáurios e não só. Como pode uma humanidade que acredita em energias negras, matérias negras, partículas de Deus e outras coisas do mesmo calibre, que adopta teorias económicas baseadas no elogio da Ganância, ganhar o direito ao Futuro?

Estes disparates teóricos subsistem porque há quem tenha interesse neles, evidentemente; claro que há interesses fortes por detrás do Aquecimento Global, tão fortes que conseguem que as pessoas aceitem como certa uma teoria que prevê o oposto do que toda a gente vê; e as pessoas aceitam esta teoria porque no fundo lhes agrada, o truque está aí, em dar às pessoas o que elas querem e que sirva o interesse de quem o promove – é assim que funcionam as igrejas, os vigaristas, os políticos.

E no caso da Economia? Que interesses são esses?

É isso que vamos ver...  é uma pena a wikileaks não ter violado o correio dos bancos centrais... mas isso seria perigoso demais é claro...

(Imagino que muitos leitores estejam escandalizados com as minhas afirmações sobre as mais famosas teorias da actualidade; com o tempo, porém, provarei tudo o que digo, se a tal me for dada oportunidade)

16 comentários:

alf disse...

Vejam o post do Diogo de 27 de Fevereiro:
http://citadino.blogspot.com/2012/02/o-ciclone-de-pilhagem-e-devastacao-que.html

Ajuda a perceber o que eu tenho para dizer...

Diogo disse...

Muito bom post, caro Alf. Estamos cada vez mais de acordo.

Apenas um reparo: a teoria da relatividade está errada.

Abraço

alf disse...

Diogo

tanta, tanta coisa está errada... não é fácil levantar os véus que escondem o universo dos nossos olhos piscos.

antonio ganhão disse...

Os economistas são os novos agentes do mal, estão a roubar o lugar aos climatologistas, que por sua vez, já haviam roubado o lugar aos dietistas...

Diogo disse...

Mas é bom saber que os véus podem ir sendo levantados e que podemos ter acesso à realidade.

Anónimo disse...

viva Alf.

Bom post... mas agora espero que nos contes o que está errado nestas coisas todas...

Ainda há um segredo no triangulo retangulo por contar...
Há um par de anos que estou à espera.

Curious.

UFO disse...

Esta série de posts é muito importante para todos e estou sempre à espera do próximo.

Anónimo:
Esse assunto estava nos esboços iniciais do documento que o Alf publicou em Julho/2011 e ele optou por não incluir essa parte (e outras), por eu não a ter compreendido inteiramente, mea culpa, e ele teve receio de prejudicar a leitura. Mas os peer-reviews são tudo menos peer em relação ao Alf e não conseguem sair do quadro mental a que estão habituados (religião é assim, cega os crentes e não lêem fora da cartilha).
Espero que o amigo Alf, o Galileu de hoje, regresse brevemente aos seus escritos sobre física.

alf disse...

antonio

Numa sociedade em que se pensa que o bem comum pode resultar da ganância individual, todos se tornam agentes do mal.

alf disse...

Olá Curioso

Eu acredito que só pensarmos durante suficiente tempo num assunto acabamos por desvendar os seus segredos; ando apenas a tentar perceber esta história toda. Mas parece que há quem já tenha percebido isto tudo há muito tempo, a avaliar por este comentário de um anónimo no Vias de Facto

O " Estado exterior "- que Hegel queria fazer depender do " Estado político "- acabou por laminar e repelir, na odisseia letal da financiarização total da sociedade e da vida, o poder político centralizado pela política da economia. Naomi Klein fala muito dessa despossessão e afastamento da política pela economia dos trusts e das multinacionais. O " bando da Concorrência ", a trupe dos economistas do departamento de Concorrência da Comissão Europeia, foi anexada em cascata pelos homens da Goldman Sachs e da Union des Banques Suisses, numa rotação alucinante,promíscua e violenta que, como assinala E.Todd, contribui sem rateio de espécie alguma para encenar uma aterradora " comédia democrática ".Niet

http://viasfacto.blogspot.com/2012/03/sondagem-grega.html

alf disse...

Curioso e UFO

Meu caro UFO, não foi por causa da tua reação que eu cortei isso, foi porque percebi duas coisas (e a tua reação ajudou-me a perceber); a primeira é que isso estava deslocado neste artigo que ando a preparar, pois respeita exclusivamente à Relatividade; a segunda é que eu estava a apresentar o problema ao contrário, pois não se trata de mostrar que o teorema de Pitágoras tem uma propriedade oculta mas de mostrar que a misteriosa propriedade da natureza traduzida pela equação de contração dos comprimentos não é mais do que uma propriedade trivial dos triângulos rectângulos.

para abater uma árvore, gasta 80% do tempo a afiar o machado... é o que eu estou a fazer, a "afiar o machado", porque se ele não estiver muuito mas muito bem afiado, a árvore não cairá. Espero começar o primeiro corte ainda este ano.

Peter disse...

"Como pode uma humanidade que acredita em energias negras, matérias negras, partículas de Deus e outras coisas do mesmo calibre, que adopta teorias económicas baseadas no elogio da Ganância, ganhar o direito ao Futuro?"

Anónimo disse...

caro Alf: Assino Niet, mas por distanciação critica e a tentativa ética de evitar " ocupar " paragonas, muitas vezes remeto-me para o anónimato. Salut!Niet

alf disse...

Peter

Às vezes desanimo.. mas logo me passa!

alf disse...

Niet

já não é anónimo, é o Niet! Eu não tive a certeza se Niet era a assinatura ou se um desabafo, por isso não o referi pelo nick. De futuro já sei e espero sinceramente que vá abrindo o seu "livro", pois tanto quem escreve como quem lê este e outros blogues precisa da sua luz.

Anónimo disse...

Meu Deus, que artigo bem escrito.Obrigado por compartilhar sua inteligência conosco!

Daniel Zimmermann

alf disse...

Daniel

Obrigado pelas suas palavras amáveis (admitindo que não está a troçar) mas que não são verdade, as minhas opiniões valem tanto como as de qualquer outra pessoa.

Das coisas que digo, umas poderão estar mais ou menos certas, outras mais ou menos erradas; neste blogue, ando a navegar nas minhas dúvidas sobre os problemas que enfrentamos. As colaborações que vou recebendo nos comentários e por email, os outros blogues com as mesmas preocupações que vou seguindo, mantêm-me em "movimento". Tenho a convicção de que se todos persistirmos nesta busca de entendimento, largando a atitude passiva de tudo aceitar ou a atitude fácil de tudo contestar sem nada compreender, acabamos por chegar a algum entendimento útil... a ver vamos..