quinta-feira, setembro 15, 2011

O árbitro Obama apitou




Franceses e alemães apressavam-se a pressionar os gregos – ou lhes entregam as suas empresas públicas ou saem da Europa. A saída da Europa é só para assustar, é claro, tomar conta das empresas públicas da Grécia e Portugal urge, isso é indispensável ao “esquema de cantina” que se pretende aplicar. E urge no caso de Portugal porque, como os economistas americanos, aqueles que há mais de uma década vêm expondo todas estes acontecimentos e que estão por detrás de Obama, já tinham avisado, Portugal tem uma escapatória através do Brasil e de Angola. O Brasil e Angola já entraram na privatização do BPN, o Lula já foi a Portugal, o BRIC já se vai reunir, há que andar depressa, não deixar o Brasil e Angola pôrem a mão nas empresas públicas portuguesas ou o «esquema de cantina» vai por água abaixo. Quanto à Grécia, com o seu PIB que é 1,7 vezes o Português, são precisos pelo menos 3 anos de profunda recessão para a colocar ao nível adequado à aplicação do esquema, e isso exige pôr a Grécia a ferro a fogo.


(pensam que os 7% de recessão na Grécia são um “acidente”, um resultado indesejável? Se assim fosse, a troika estaria muito preocupada e a propor medidas de correcção, não é? Eles não estão em constante fiscalização, a propor constantemente novas medidas “para garantir que estes países conseguem pagar as suas dívididas”?  Como poderiam ficar indiferentes a tamanha recessão? Serão burros? Claro que não, sabem muito bem o que fazem. A a recessão grega não é um acidente, é um objectivo; e para o ano vai ser pior porque o PIB grego tem de cair pelo menos 30% antes de se poder «comer» a Grécia…)

  

Merkel e Sarkozy marcam um comunicado conjunto para o dia 13; um comunicado de importância fundamental, o aviso solene e final à Grécia, anunciado com o devido espavento; mas o Obama entra em cena e declara: os países europeus com excedentes comerciais têm de resolver rapidamente a crise europeia! O tão anunciado comunicado conjunto franco-alemão evapora-se. Obama é o árbitro do jogo e apitou, marcou falta à Alemanha e à França.

No dia 14 a Merkel já vem mansinha dizer que nem pensar em a Grécia sair da Europa; o spread do empréstimo a Portugal (mais de 2%! Quem pode ter dúvidas de que esta «ajuda» é maquiavélica??) desaparece; Durão Barroso diz que a Comissão vai avançar com propostas para os eurobonds.


Franceses e alemães vão ter de fazer novos planos. Para nós, das duas uma: ou este governo está a fazer o jogo franco-alemão, e nesse caso irá acelerar as «privatizações» para mãos francesas e alemãs, ou não está, e irá começar a protelar esse tipo de medidas.


Um detalhe: os irlandeses não pagavam este spread; sabem porquê? Porque são «brancos» e aos brancos não se aplica o «esquema de cantina»; o problema irlandês é para resolver mesmo, o nosso e o grego não são para resolver, são para agravar até que ficarmos no limiar de sobrevivência e completamente dependentes de franceses e alemães.


4 comentários:

antonio ganhão disse...

Estes jogos são perigosos, e depois lá nos queixamos dos americanos, mas acabam por ser eles a impor a ordem na europa.

alf disse...

antonio

O Obama tem um projecto de uma humanidade melhor; foi por isso que foi eleito. O Jogo da Economia e o do Poder jogado pelas pessoas não tem ponto de equilíbrio, é preciso um árbitro. Na Natureza esse árbitro está nos instintos e comanda cada ser vivo, mas o árbitro do nosso jogo não está nos nossos instintos.

Na Europa procura-se jogar esse jogo e os mais fortes não querem árbitro, querem ganhar o jogo.

E nós, os mais fracos, temos de o compreender muito bem para sabermos o que fazer.

Como veremos, se formos espertos temos solução para o nosso problema que nos vai deixar muito melhor do que antes.

UFO disse...

Eu até estava com receio de comentar, atascado no terror de um futuro sombrio.

Gosto particularmente do comentário do alf:
"Como veremos, se formos espertos temos solução para o nosso problema que nos vai deixar muito melhor do que antes."

Vamos a isso. Precisamos de esperança, do género viável.

alf disse...

UFO

Todos os problemas têm solução, não é? É só fazermos como o Poirot, pormos as célulazinhas cinzentas a trabalhar...