quinta-feira, março 20, 2008

Vida de Estrela


"Estás a ver esta imagem tirada pelo telescópio espacial Hubble duma estrela num processo de expulsão de matéria?"

Alita semicerrou os olhos, tentando perceber bem o que Tulito lhe mostrava. “Ah, sim, já estou a perceber, há umas linhas de luz que são artefactos do sistema óptico... e a imagem de baixo é uma ampliação da zona central...”

Exacto. Esta imagem já é antiga, do ano 2000 da Era deles. Mas continua a ser um enigma para eles, porque não pode ser explicada por nada que eles conheçam. E vão encontrando, aqui e além, estrelas em processos de expulsão de matéria que ele não podem explicar a não ser com recurso a fantasias como buracos negros na vizinhança ou campos magnéticos mágicos; às vezes nem isso.”

Será que já perceberam que os processos violentos nas estrelas não ocorrem só durante a sua formação e extinção?”

Não encontrei isso dito em lado nenhum, Alita. Penso que os cientistas humanos ainda não colocaram essa hipótese, o que não me admira, porque eles não sabem gerar hipóteses; mas não me admirava que os que trabalham para a Igreja o tivessem feito, porque esses têm as “duas pernas”, ou seja, sabem usar a intuição e a lógica.”

“E daí pensares que eles começam a perceber que os processos de expulsão de matéria ocorrem ao longo de toda a vida da estrela e estarem alarmados...”

Exactamente; e desconfiei que eles sabem isso por causa de um recente discurso do Papa.”

“Mas tu já lês os discursos do Papa?”
Alita deixou escapar um sorriso leve, com temperos de admiração e de troça, “não me digas que te começas a interessar também pela personalidade dos humanos?”

Interessar, interessa-me, mas tenho-te a ti para ma explicares!Um sorriso largo respondeu ao sorriso de Alita, dois sorrisos a medir forças, dois corações a palpitarem mais rápido. “Eu estou a investigar a organização científica deles que, basicamente, tem duas estruturas, a ciência que depende dos governos e a que depende do Vaticano. É por isso que sei a história da Academia Linceana e foi assim que tropecei nesse discurso, entre muitas outras coisas.”

E que disse o Papa de tão importante?” A curiosidade irrompeu dos olhos da Alita, que tomaram cor de nuvem banhada em Sol.
.

20 comentários:

Metódica disse...

Tem lógica que ocorram processos violentos nas estrelas, afinal estão sempre a ocorrer reacções quimicas...
Quanto aos buracos negros, não são um facto?
A ultima fase de estrelas cuja massa é superior à doi sol?

alf disse...

metódica

processos muuuito violentos... maciças expulsões de matéria e radiação... inexplicáveis pelas reacções químicas conhecidas.

Os buracos negros são apenas uma hipótese. A Física está cheia de hipóteses por confirmar. Que se usam para "confirmar" outras hipóteses por confirmar. Uma imensa estrutura de hipóteses apoiada... em si própria.

Diogo disse...

«Quanto aos buracos negros, não são um facto?»

Não, não são. São hipóteses espatafúrdias apoiadas em castelos de cartas constituídas por «anti-matéria».

Alguma ciência de hoje parece ter entrado num processo de delirium tremens.

antonio ganhão disse...

Alf, você parece ter (re)encontrado a trama do seu livro.

É por aí. O muito que se esconde sobre a batina do Papa, não pode ser revelado de rompante ao comum dos mortais.

Sabe, muitos (dentro da Igreja) se opõe a este apoio à ciência, pois imagine que se descobre que nas estrelas se cria matéria? Não seria isso um desafio à ideia de que toda a criação está consumada?

Apache disse...

"Alguma ciência de hoje parece ter entrado num processo de delirium tremens."
Alguma, Diogo? Que optimismo.

alf disse...

António

Como já disse algures, o Conhecimento é a chave do Poder. Quem tem mais Conhecimento, ou seja, quem garante aos povos ter maior capacidade de prever o Futuro, terá o Poder.

o povo religioso pode temer o conhecimento, mas não o Vaticano - o Vaticano sempre quis dominar o Conhecimento. Esse foi o conflito com Galileu - Roma não queria que ele divulgasse o conhecimento que Roma já sabia que estava certo (ver post anterior e o link)

A Igreja perdeu o controlo do Poder quando não conseguiu controlar a divulgação do conhecimento. Mas sempre soube que o caminho para o Poder passa pelo Conhecimento. Por isso sempre investiu tanto numa certa área de conhecimento.

E agora é chegada a oportunidade do Vaticano recuperar o Poder. Como verá nos próximos posts.

Quando a uma eventual criação de matéria, a sua ideia é interessante, mas isso seria afinal apenas a prova de que Deus continua a intervir no Universo, logo vale a pena continuar a pedir à Igreja que interceda por nós pecadores...

alf disse...

diogo

entenda-se o espanto da Metódica: é-lhe dito que os buracos negros existem com a mesma convicção com que se lhe ensina Lei da Inércia; como pode ela saber que os buracos negros são ficção?

Os próprios neutrinos são uma hipótese louca sem qualquer confirmação até à data; no entanto, ai do físico que se atreva a dizer isso! Toda a teoria atómica colapsa se o neutrino não existe!!!

antonio ganhão disse...

Alf, como nós somos a Igreja, ela apesar de Santa, está cheia do nosso pecado... esse é seguramente um mistério maior.

Não se esqueça que alguém tem que se opor aos actuais designios do Vaticano (é curioso que tal aconteça quando temos um Papa que é um académico, capaz de teorisar sobre o Amor de Deus). A Opus Dei, já deu... porque não uma facção dos Jesuítas? Eles seriam os que teriam mais a perder...

Metódica disse...

Em relação oas buracos negros...
Eu acho um pouco estranho porque são publicados livros de divulgação cientifica onde os buracos negros são explicados ao promenor e são publicadas noticias a divulgar a descoberta desses corpos
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=24045&id=
É por isso que acho estranho...

alf disse...

metódica

Eu costuma citar o caso do neutrino porque é o paradigma de como uma hipótese nunca confirmada se pode transformar em certeza absoluta.

Um sugestão para um futuro post no seu blog: a história do neutrino!


A ideia do buraco negro é "simples":
1-um electrão e um protão podem juntar-se formando um neutrão
2-segundo a teoria das estrelas, uma estrela vai transformando os átomos leves em ferro, que é estável
3- numa estrela suficientemente grande e suficientemente velha, a ´gravidade, deixando de estar compensada pela radiação, poderia fazer colapsar os electrões e protões em neutrões, originando uma estrela de neutrões - um objecto de grande massa em pequeníssimo volume
4- se a massa for suficientemente grande, como os neutrões não se repelem, a concentração pode atingir tal valor que a própria luz que passe na sua próximidade ´terá a trajectória de tal maneira encurvada pelo campo gravítico que não poderá sair dele.

A primeira "indiscutível" evidência dos buracos negros foram os quasares. Ora acontece que eu sei exactamente o que é um quasar e sei que ali não há nenhum buraco negro. Muito interessante o quasar, havemos de falar nele.

Depois era no centro das galáxias; agora já em estrelas binárias se encontram buracos negros.

O buraco negro tornou-se uma ferramenta muito cómoda para explicar muita coisa que não se sabe explicar.

é até uma das explicações para o fenómeno deste post

Onde é que isto tudo falha?

Para começar, na ideia de que os átomos pesados, o ferro, se acumulam no interior das estrelas. Como veremos, é exactamente ao contrário, as estrelas expulsam os átomos pesados.

Se ler o texto da Nasa referente à figura deste post verá que há muito ferro na matéria expulsa.

Se as estrelas, afinal, espalham os átomos pesados em vez de os acumular, como é que se formam os "buracos negros"?

Eu não afirmo que não existem buracos negros. Só digo que é uma hipótese por provar. E que é usada a torto e a direito para esconder o que não se sabe

alf disse...

António

percebo os seus receios... você quer desesperadamente acreditar que aqui se constroi um enredo, uma ficção... as coisas são como são, há interesses diferentes em conflito, as peças do jogo estão no tabuleiro e eu sou apenas o repórter do jogo.

Nada de importante... não fosse o facto de a aposta sobre a mesa ser a humanidade... vamos deixar o futuro da humanidade dependente da sorte deste jogo?

alf disse...

um agradecimento ao anonimodenome pela sua contribuição para este post!

Metódica disse...

Vou seguir a sua sugestão e fazer o post sobre a história dos neutrinos =)
Realmente a teoria dos buracos negros tem algumas lacunas, à ideias que não correspondem às observações...
Obrigada pelos esclarecimentos =D

Não devemos confiar na sorte, muito menos quando é o futuro da humanidade que está em causa e por isso, talvez o conhecimento não devesse estar limitado a Roma (também não estou a dizer que se devesse espalhar aos sete ventos)...
Mas o poder ou a sensação de poder é algo muito aliciante.

anonimodenome disse...

antonio: eu não me preocuparia muito com a trama do livro porque a realidade que o alf está desvendando supera qualquer ficção.
alf: sou eu que estou agradecido por me teres revelado, já há tantos anos, tantas verdades escondidas. Tenho-me sentido um priveligiado.
Diogo: o tempo... se calhar não existe. É um artefacto derivado das propriedades do espaço. Não tem uma existência autónoma. Experiência abstracta: Coloca apenas Espaço dentro de um recipiente isolado do resto do Universo, nada mais irá acontecer nesse espaço, não há Tempo. Diria 'ad aeternum', se não fosse uma contradição.
Se juntar Energia/Matéria começam os Acontecimentos. As propriedades do Espaço determina a fluidez dos acontecimentos. Pegamos num pouco de espaço e construimos uma régua para o tempo (relógio). Enquanto houver energia disponível haverá alterações e Tempo.
Parece aberrante esta noção do Tempo poder não existir ? de estar inexorávelmente ligado à Matéria?

E já não te parece aberrante a afirmação, segundo a teoria dominante do Big Bang ?
Propriedades do Espaço: EXPANDE,...
(e expande em relação a quê ? a si próprio. Como medimos ? com réguas feitas de materia)
Seguiam-se outras perguntas provocadoras, mas prefiro aguardar os desenvolvimentos dos posts do alf.
Se lerem com atenção o post http://outramargem-alf.blogspot.com/2008/03/todo-o-universo-composto-de-mudana.html
encontram pistas.

O alf está a levar várias histórias ao mesmo tempo, e parece-me importante que se leiam todos os posts, sequencialmente. São peças de um puzzle, capítulos de um enredo policial.

Boa Páscoa a todos.

Manuel Rocha disse...

Bem, Alf, isto assim não vale !!!

Eu sei que a paciência é uma virtude, mas eu não sou virtuoso...

:))

alf disse...

manuel rocha

quando começar a dizer certas coisas perguntarão: mas como é possível a CiÊncia não saber isso? E algumas cabeças podem começar a bater mal e a presumir coisas estranhas. Por isso, vou fazer mais 3 posts curtinhos e seguidinhos a explicar onde é que o método científico falha.

Ou seja, ou não estou a dar uma de esotérico, é ao contrário, eu estou a tentar evitar que surjam explicações demasiado esotéricas para explicar como é que o "Jorge" sabe o que vai dizer a seguir.

antonio ganhão disse...

Alf, você é capaz de convencer os seus leitores de que não estão a ler um livro!

alf disse...

antónio

Claro que é um Livro... porque é no Livro que se grava a verdade que se revela.

Rui leprechaun disse...

Ora acontece que eu sei exactamente o que é um quasar e sei que ali não há nenhum buraco negro.


Puxa! Isto é que é ser pastor do conhecimento, sim senhor! :)

Hummm... quanto a mim, eu só sei que estou aqui, contente e a rir do que li!

Riso de pura alegria...

Rui leprechaun

(...com a Alf astronomia! :))


PS: Ah... mas esse tal de quasar não é algum passarão lá em vias de extinção?! ;)

Ai! que eu daqui destoo... abro as asas e já voo! :D

Rui leprechaun disse...

...as estrelas expulsam os átomos pesados.


Exacto, isto assim já faz sentido! Afinal, é como se fossem subprodutos do seu metabolismo que devem ser eliminados... lá prò espaço chutados! :)

Mas tudo isto tem a ver, em sequência lógica e inexorável, com a hipótese base do Desvanecimento? Está tudo intrincadamente relacionado como a teia da vida ou dos afectos... una em múltiplos aspectos?!

Ora assim, isto é mais místico que mim!!! :)

Vida: Nascimento e Morte...

Rui leprechaun

(...Círculo de Sul a Norte! :))