terça-feira, janeiro 13, 2009

Pausa para ouvir

Pois é, às vezes precisamos de mais tempo para nos ouvirmos a nós próprios... é o meu caso nesta altura. Preciso de parar para me ouvir. Dêem-me um mesito, amigos e companheiros.

E tenho também de preparar a próxima etapa da nossa viagem. Esta é uma viagem de descoberta e iremos atravessar terrenos perigosos, há que pensar bem as coisas. Todas as grandes viagens têm de ter as suas pausas, esta não é excepção. Só quem anda em círculos, ou pisa caminhos já trilhados, pode não fazer pausas.

Dêem-me um mês então. Pelo Carnaval aqui estarei de novo. Entretanto, irei continuar no «outra Física», embora a um ritmo lento.

Um abraço e até já.

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Deixando o Aquecimento Global no Limbo

Bem, eu tinha pensado mostrar as variações do CO2 com as glaciações, mostrar como elas acompanham a variação da temperatura mas notando que o fazem com um ligeiro atraso, pois a variação do CO2 nesta situação é consequencia e não causa da variação de temperatura, mostrar como em sites credenciados mas ligados às ideias do “aquecimento global” os gráficos são ostensivamente esborratados para esconder que a variação do CO2 é posterior à da temperatura, apresentar as explicações existentes e a minha para o facto de o CO2 variar com a temperatura (até ao longo do ano varia com a temperatura);

e tinha pensado falar de como as plantas enfrentaram a progressiva diminuição do CO2, os ciclos de fotossíntese C3 e C4, as consequências da diminuição do CO2 a prazo; e finalmente, fazer um pouco de futurologia, analisando como a queima de combustíveis pode influenciar este quadro de progressiva diminuição do CO2.

Mas, com o frio que faz, quem é que ainda pensa no «aquecimento global»? Há quanto tempo as noticias não o referem? Quem é que vai aceitar planos de sequestro do CO2? Quem é que vai gastar dinheiro a destruir CO2 no meio desta «crise»? Claro que as propostas continuam a surgir, ainda há perspectivas de negócio, mas não acredito que vão para a frente.

Como o arrefecimento global implica maiores amplitudes térmicas, é possível que surjam uns dias muito quentes no Verão, e os incêndios do costume, e lá volte a tolice do aquecimento global; nessa altura talvez o tema ganhe oportunidade. Mas, por agora, digamos que perdeu actualidade, vou antes falar de outros assuntos, porque este... o interesse deste «arrefeceu», não é verdade?