sábado, outubro 08, 2011

Um Império Europeu à moda dos Incas

Sabem como é que os Incas construíram o seu império? Foi muito fácil; limitaram-se a ir propondo a povos mais pequenos que aceitassem subordinar-se ao Império; se aceitassem, seriam bem tratados (pelo menos os seus líderes); se não aceitassem, levavam porrada. Bastou um ou dois levarem porrada para os outros aceitarem logo. O resultado final era independente de aceitarem ou não: passavam todos a pagar o tributo exigido pelos Incas. Assim construíram um império que se estendia por milhares de kilómetros.


Este maravilhoso método parece ser o que os alemães estão a usar para construir o seu tão ambicionado Império Europeu: primeiro, fecham a torneira do BCE para deixar os países com menos reservas de «água» a morrer de «sede»; depois propõem: “damos «água» se prescindirem da vossa soberania, nos entregarem as empresas públicas e reduzirem os ordenados para o nível de sobrevivência das pessoas, a fim de que as nossas empresas se possam instalar aí e ter mão-de-obra a custo mínimo.”

(notem que esta «água» não custa nada aos alemães, é apenas dinheiro impresso pelo BCE, tal como o Fed faz nos EUA)

Os gregos disseram “Vão passear”. Porrada nos gregos.

Os líderes Tugas disseram logo: “Faça-se a vossa vontade.”

O plano para os transportes públicos é flagrante; só há duas maneiras de gerir transportes públicos: ou em concorrência, abrindo o serviço aos privados, ou através de uma empresa pública. Neste caso, o preço dos bilhetes é determinado por forma a que empresa tenha prejuízo e tenha de depender do governo para acertar as contas.

Isto tem de ser assim porque estas são as duas únicas maneiras de evitar abusos de empresas que exploram algo a que as pessoas não podem fugir. 

Há uma coisa que NUNCA se faz: criar um monopólio e entregá-lo a privados. Óbvio. NUNCA. Presumir que entidades reguladoras podem controlar os preços é uma utopia. Só a concorrência pode controlar preços num mercado entregue a privados.

Ora o Governo

1 – aumenta o preço dos bilhetes para que as empresas de transportes deixem de dar prejuízo; questão: se elas deixam de dar prejuízo, qual é a vantagem de as privatizar?
2- o Governo vai fundir empresas criando monopólios; ora isto é contra todas as regras da Economia desde ela existe
3 – o Governo não vai abrir concurso público internacional, vai entregar as empresas monopolistas dos transportes públicos directamente aos franceses; isto não é proibido pelas regras da União Europeia? Os deputados que foram fazer queixa do Sócrates por causa do Magalhães não estão agora incomodados?

Este absurdo só se entende duma maneira: estamos a ser Incados.

4 comentários:

UFO disse...

Mas estes políticos são apenas criminosos e, na hora de acertar contas, espero que sejam tratados de acordo.

UFO disse...

neste blog estou a acompanhar a evolução dos testes do E-Cat (à revelia da ciência oficial espero que funcione esta tecnologia de fusão nuclear a frio que está a ser desenvolvida por um engenheiro italiano). Se for um flop logo se verá.

Mas a história que está contada neste post é muito interessante:
http://22passi.blogspot.com/2011/10/se-questa-storia-vi-ricorda-qualcosa.html
A história (alegoria) que é contada merece ser divulgada. Usem o google Chrome ou o Google Reader se desejarem uma tradução do italiano. Não percam.

alf disse...

UFO

Eu penso que estes políticos são sobretudo ignorantes e que têm do povo português a ideia de que são demasiado brutos e ignorantes para terem algum papel nas modernas sociedades ocidentais. Assim, pensam que conseguir que alguem venha cá e tome os portugueses como escravos é um acto de misericórdia para os portugueses.

Desta forma, o Passos Coelho estará convencido que está a fazer o melhor para os portugueses: garantir-lhes um futuro de escravos, que é a única forma que ele vê de garantir a sobrevivência dos tugas.

Não penses que eu estou a inventar - não sei o que o Passos Coelho pensa mas muitas pessoas das nossas "elites" já me disseram isto mesmo, por isso não me espanta que seja tb o pensamento do PM.


Só que estão muito enganados, Portugal tem recursos valiosíssimos, mais valiosos que o Petróleo, que os outros já viram e andam atras deles.

alf disse...

UFO

Se leres as medidas propostas pelo Huey Long encontras lá os remédios para estas coisas.

A medida chave, e que o Obama já tomou, é obrigar as actividades que geram lucros localmente a pagarem taxas localmente.

O problema dos offshores e das empresas estrangeiras é facílimo de resolver, é só fazer como fez o Obama:

Toda a empresa que opere nos EUA e declare impostos noutro lado tem de pagar uma taxa especial nos EUA.

Simples, não é?

Bastava isto para resolver os nossos problemas económicos.