terça-feira, março 26, 2013

Economia, Egoísmo, Altruísmo e Darwin (2/2)



Para desenharmos a sociedade humana precisamos de saber qual é o objetivo a atingir. E não há muitas dúvidas a esse respeito: o objetivo é a Evolução da sociedade.

O problema é saber como se faz a sociedade evoluir. A História mostra que temos andado em altos e baixos, civilizações que avançam e recuam. A construcão da sociedade humana não é algo que decorra naturalmente das nossas características e instintos, pois se temos características que a favorecem, temos outras que podem conflituar com ela.

Como se pervertem as ideias


Uma das nossas características que gera mais problemas é o Egoísmo de curto prazo; a nível das relações pessoais e de vizinhança, somos capazes de lidar com ele porque rapidamente aprendemos que ele nos é prejudicial, mas para sociedades grandes, onde as pessoas não se conhecem, foi preciso inventar a Religião de Estado, que pôde estabelecer comportamentos em prol da sociedade usando um chicote, o medo de um Deus colérico, e uma cenoura, a promessa de um paraíso eterno.

Esta solução tem uma limitação: só funciona enquanto as pessoas acreditarem na existência de um Deus castigador.

As elites antigas sabem que esta solução lhes é vantajosa, porque a Igreja prega a obediência, a pobreza e a subserviência. As elites antigas, representadas pelos partidos da direita, defendem esta solução para combater o destruidor egoísmo e para manterem os seus privilégios, atribuídos à divina preferência.

Porém, a diminuição da influência da Igreja abriu a necessidade de arranjar um novo suporte para o direito a privilégios dos mais ricos: já que esse direito não podia ser de origem divina, precisaram de outra origem; e foram buscá-la à teoria de Darwin; este constatou, da sua observação da natureza, que:

“It is not the strongest of the species that survive, nor the most intelligent, but the one most responsive to change.”

Isto foi resumido à ideia da “sobrevivência do mais apto”, uma frase que, contrariamente ao que quase toda a gente pensa não é de Darwin mas do filósofo Herbert Spencer, e que contrariamente ao que toda a gente diz não traduz a ideia de Darwin; a partir desta frase passou-se à conclusão de que os mais bem sucedidos, ou seja, mais ricos, eram os mais aptos, logo os escolhidos pela natureza, o futuro da espécie, aqueles a que se deveria dar todo o apoio, conceder todos os direitos porque seriam eles o motor da evolução. Os outros têm apenas os direitos que os mais ricos, na sua sabedoria, lhes concedem e enquanto lhes concedem.

Esta ideia casou muito bem com a ideia anterior de Adam Smith de que "se cada indivíduo prosseguir o interesse próprio, frequentemente promove o interesse da sociedade de maneira mais eficiente do que se efectivamente tencionasse promovê-lo". Isto é verdade mas está longe de ser o equivalente a dizer que se cada um agir em função do seu interesse imediato, todos beneficiam, que é a forma com que essa afirmação é usualmente apresentada. Ou seja, tanto a ideia de Adam Smith como a de Darwin foram desvirtuadas para servir os interesses dos ricos. A de Adam Smith defende o direito de cada um, ou seja, toda a gente e não apenas os ricos, a prosseguir os seus interesses, contrariamente à ideia anterior veiculada pelas elites e pela Igreja. Como os ricos têm mais capacidade de promover os seus interesses do que os pobres, esta ideia sem mecanismos que garantam aos pobres capacidade competitiva resulta em puro benefício dos ricos.

O resultado prático destas ideias foi o foco na atividade produtiva como motor da economia, assente na exploração dos empregados, o que conduziu à grande depressão. A solução para sair dela veio pela mão de Keynes e de outras pessoas que aplicaram o seu tipo de ideias, como o Ford. Keynes inverteu o motor da economia, que passou a ser o consumo. Segundo Keynes, o dinheiro dos pobres gerava procura e a procura é que fomentava a produção. O dinheiro posto no bolso dos pobres tinha um factor multiplicativo da economia e por isso a economia devia ser desenhada para que a riqueza produzida circulasse de volta para os consumidores. As sociedades por acções, pagantes de dividendos, eram uma forma de o conseguir. As diversas medidas postas em prática para realizar as ideias de Keynes geraram o enorme boom de desenvolvimento ocidental que serviram para estabelecer a ideia de que o capitalismo era o melhor sistema possível.

No entanto, as desvirtuadas ideias de Darwin e Adam Smith estavam mesmo ali à mão para suportar todas as ganâncias, (a ganância chegou a ser considerada uma qualidade) e as ideias racistas e as teorias de que os mais ricos são o escol da humanidade e os restantes os falhados da evolução cuja sobrevivência apenas acontece na medida das conveniências dos mais ricos e até por caridade destes.

Isto não é falado, mas muita gente, essencialmente mulheres, foi esterilizada contra vontade ao longo do século XX nos nossos “civilizados” países. A eugenia, uma prática logicamente decorrente destas ideias, foi institucionalizada em todos ou quase todos os países onde a revolução industrial fez surgir as novas elites. Na Suécia apenas foi abolida em 1976!!! Já depois do nosso 25 de Abril...

Os mecanismos postos em prática para implementação das ideias de Keynes foram sendo sucessivamente destruídos, dando o poder absoluto aos ricos. Os lucros das empresas passaram a ficar no bolso dos grandes accionistas, nomeadamente através dos ordenados dos administradores, os dividendos passaram a ser simbólicos, a bolsa tornou-se um casino, a especulação financeira ficou descontrolada, as leis antimonopólio postas de lado. A Globalização veio ajudar ao desmantelar da estrutura Keynesiana, que ficou reduzida ao esquema de proteções sociais, que impediam o excessivo empobrecimento das pessoas. O objectivo atual é acabar com ele, deixando toda a gente na completa dependência dos ricos; isso tornou-se fácil porque os ricos não pagam impostos e assim o estado social tem de ser sustentado pelos ordenados dos empregados e pequenos empresários e estes não ganham o suficiente para tal. Já está estabelecido no ocidente que os direitos dos ricos não podem ser beliscados, os outros não têm direitos, apenas a ilusão que os ricos lhes consentem. As Constituições são torneadas com o argumento das necessidades especiais da situação.

Alimentando a Cultura do Egoísmo


Os economistas “mainstream” trabalham para os ricos; assim, a habilidade que lhes interessa, aquilo que as escolas de economia ensinam, é como enriquecer os ricos. A sua especialidade é inventar processos de retirar dinheiro às pessoas para dar aos ricos. As consultoras quase só tratam de despedimentos e redução de ordenados, os financeiros inventam esquemas de extorsão. Linhas telefónicas de valor acrescentado cujo único objetivo é vigarizar as pessoas são legais e quem é enganado não tem recurso. Um bom gerente de conta, pelo menos para alguns bancos, é alguém que seja um bom vigarista; é por isso que de vez em quando há fraudes bancárias, as pessoas que eles contratam para vigarizarem os clientes às vezes não resistem a vigarizar para além do previsto

Nas escolas de hoje, no ocidente, o que se ensina às criancinhas é o direito dos mais ricos a terem direitos. É fácil encontrar livros para crianças que sob a capa de tratarem da evolução das espécies mais não fazem do que a apologia do direito dos mais ricos. É a nova Religião, agora sob a capa da Ciência. Os construtores de “religiões” optam agora pela Ciência em vez da Divindade, pois a Ciência tornou-se mais credível.

Este descalabro não acontece contra a vontade das pessoas; na verdade, a classe média portuguesa é grande responsável por isto, achando que o bom é um sistema em que cada um trate de si e os outros que se cuidem. Se alguns professores levassem um pouco mais a sério a sua profissão, não havia 40% de abandono escolar; mas a verdade é que para a classe média isso não é visto como um “mal” mas como um “bem” porque aumenta as possibilidades de sucesso dos seus filhos. Ou pensam que há alguma dificuldade em acabar com o abandono escolar? A única dificuldade são os interesses da classe média. O mesmo se pode dizer de quase qualquer profissão, onde gente suficiente não está nada interessada em contribuir para o bem colectivo mas em tratar da sua vidinha. Por outro lado, se as pessoas não comprassem tantos carros novos e tão caros, a nossa balança externa estaria muito melhor. Se não comprassem tantas roupas e sapatos importados, a nossa indústria estaria muito melhor. Se não comprassem tantos produtos alimentares importados, o Pingo Doce e o Continente teriam de ter uma política diferente em relação aos produtores nacionais. São estas coisas que fazem da Dinamarca um país onde não há descartados nem crise. É a classe média que dá o poder aos ricos porque adopta como comportamento o egoísmo de curto prazo convencida que isso a favorece mas a prazo quem ganha são os ricos. E agora algo relevante: não é a classe média toda; na verdade, é apenas uma minoria, 10% a 15% dela. No entanto, perante a complacência dos restantes, esta minoria é suficiente para gerar este descalabro.


Felizmente há mais mundo


Noutras partes do mundo nada disto se passa, não porque as pessoas sejam melhores ou mais sábias mas porque os governantes estão obrigados a desenvolver a sociedade toda para ela poder sobreviver no contexto global. O indicador que interessa, que pode ser tomado como objetivo sobre o qual se pode actuar directamente, ao contrário do PIB, é o nível de vida dos mais pobres. Esse é o “rato que tem de ser caçado e não interessa se o gato é branco ou preto”. Ou seja, não interessa se se aplica as ideias de Adam Smith ou Keynes ou seja o for, o que interessa é a chegar a resultados. Foi assim que os chineses começaram o seu desenvolvimento. Mas nem foram os primeiros a perceber isso: antes deles já os nórdicos (Dinamarca, Suécia, e Finlândia) o tinham percebido e adoptado como orientação “não deixamos ninguém na valeta”. Isto não significa caridadezinha, significa que a todas as pessoas são dados máximos conhecimentos para serem úteis à sociedade, protecção para não serem explorados e condições para serem competitivos. Nomeadamente, significa um grande investimento na educação, o abandono escolar é coisa impensável, controlo da actividade financeira para garantir adequadas condições de competitividade de toda a gente e controlo da balança externa

Há regras que mudam tudo; uma é que o investimento estrangeiro só é autorizado se for um investimento que possa gerar desenvolvimento. Investimentos apenas para aproveitar vantagens comparativas, daqueles que se limitam a pagar uns ordenadozitos, que é o tipo de investimento estrangeiro que cá se faz, não são autorizados. Para conseguir isso, uma regra é a necessidade de ter um sócio nacional, tipicamente 50% de comparticipação nacional. O sócio pode ser uma empresa do Estado. Esta regra já é seguida em praticamente todo o mundo (exceto aqui). Esta regra garante que pelo menos metade dos lucros fica no país e que a actividade interessa ao país, vai gerar desenvolvimento e subida do nível de vida dos mais pobres. (claro que surge logo o negócio de cobrar uma taxa para se fingir que é sócio, mas o balanço final do sistema é positivo para o país e é por isso que ele se tornou quase universal).

Outra regra é a de que os lucros gerados no país têm de pagar impostos no país, exceto no que for reinvestido no país. Isto de os lucros irem direitinhos para offshores e não pagarem impostos não acontece nem nos EUA. Já ninguém pensa em ter uma empresa em Portugal que não tenha sede na Holanda. De que nos serve a Jerónimo Martins? Parece que não contribui em nada para a produção nacional mas, pelo contrário, esmaga-a, e os seus lucros vão para a Holanda. A sua contribuição para as balanças externas será negativa, ou seja, contribui para o nosso empobrecimento.

Para acabar com os “descartados” bastará um investimento da ordem dos 5% do PIB. Não há dinheiro para isso, diz-se na europa do euro, mas deixa-se muito mais do que isso ser transferido para offshores.

Estive na China há dois anos; uma das inúmeras coisas que me surpreenderam foi a vaidade que eles tinham nos indicadores que para nós “são um problema”, nomeadamente o número de centenários – já estavam em segundo no ranking mundial, diziam com orgulho; a qualidade de vida dos velhos é uma preocupação constante e em todo o lado se viam os jardins cheios deles, aulas de ginástica e dança para velhos gratuitas por todo o lado. Aprendi muito sobre economia na China, é fantástico as soluções que se encontram para levar ao desenvolvimento de toda uma sociedade quando se deixa de funcionar por “teorias” e se passa a resolver os problemas um a um.

Os “Sábios” que nos (des)governam


Recentemente, o FMI fez uma descoberta fantástica: a austeridade tem um factor recessivo maior do que 1! Espanto dos espantos. Os nossos brilhantes economistas, do ministro aos comentadores dos media não cabiam em si de espanto. “Uma coisa dos países do Sul”, disseram alguns. Então estes economistas não sabem que isso é a base de toda a teoria de Keynes? Isso é que é verdadeiramente espantoso. O FMI e estes economistas que nos (des)governam não sabem o B-A-BA da teoria económica!!

Como diz um dos meus leitores, os economistas de hoje são como os padres de antigamente, convencem os pobres de que lhes cabe ser pobres, até é uma sorte terem o pouco que têm, e que os ricos são intocáveis. Não é isso que eles dizem cada vez que abrem a boca? A verdadeira economia paralela é a dos ricos, pois não pagam impostos, com uma agravante: enquanto a economia paralela dos pobres alimenta o consumo e este a economia, a dos ricos não, os seus ganhos simplesmente se amontoam na banca, alimentam a economia dos artigos de luxo, que é a sua economia privada, e empobrecem a economia que serve todas as outras pessoas. Quanto aos investimentos dos ricos, eles destinam-se essencialmente a diminuir postos de trabalhos, directamente ou pela realização de “sinergias” através da compra de empresas, e a eliminar concorrência.

Assim, enquanto algumas partes do mundo já estão para além do Keynes, na Europa do Euro estamos anteriores ao Adam Smith; a consequência fatal é que vai haver um enorme estouro, não vale a pena ter ilusões. Não pensem que a Alemanha está a ser “injusta” ou “exploradora”; penso é que a Alemanha está aflita, o seu sistema bancário deve estar um caos, apenas a ilusão de que ela está bem permite esconder o cancro que a corrói. Mas não se pode enganar toda a gente durante todo o tempo, e penso que em breve a Alemanha entrará em recessão e aí não haverá troika nem FMI nem fundos europeus que aguentem o desastre. Isto porque na Alemanha, tal como aqui, o dinheiro vai para offshores e os ordenados são miseráveis; ganham mais do que nós? Pois ganham, mas raramente há dois empregos numa família e os seus custos de sobrevivência são muito mais altos. Ou seja, o poder de consumo é baixo e está a baixar, com a importação de empregados doutros lados, como Portugal. Os empresários baixam os custos mas aniquilam o mercado interno; e este é que domina a economia, embora não pareça pela conversa dos economistas e políticos. Na Alemanha, os 50% mais pobres recebem 1% da riqueza, segundo o Soromenho-Marques (Visão); ou seja, já metade da população foi “descartada”.

Os comportamentos de egoísmo de curto prazo exacerbam-se quando no horizonte não há esperança de crescimento. É por isso que a Europa vai fechar-se nos egoísmos e afundar-se com fragor, porque esse é o caminho oposto ao da salvação. 

Uma das razões porque este bicentenário do Darwin foi tão badalado é porque era uma oportunidade de agitar a bandeira do “cada um por si”, tão conveniente aos ricos, certificando pela Ciência que eles têm mais direitos que os outros, outorgados pela Mãe Natureza.

A minha esperança


Na minha vida profissional verifiquei que a perda de eficiência devida a pessoas desenquadradas era da ordem de dez vezes a percentagem dessas pessoas; ou seja, 1% produzia uma perda de eficiência de 10% e  5% reduziam a eficiência a metade. Enquadrar estas pessoas não é uma questão de seleção mas do espírito da empresa; uma empresa com a atitude certa nem precisa de selecionar empregados, qualquer um serve. E é minha convicção que se conseguirmos cortar os pés de barro da cultura errada que subliminarmente é todos os dias espalhada, as coisas melhorarão muito. É por isso que ando a prestar tanta atenção à evolução das espécies e à Inteligência, pois a Evolução é fruto da Inteligência.

sexta-feira, março 15, 2013

Economia, Egoísmo, Altruísmo e Darwin (1/2)



(onde se apresenta o verdadeiro retrato do que nos espera; e se mostra que, afinal, o Passos Coelho sabe mais do que dizem)

Este desvio da conversa com o Hans do campo da economia para o da evolução das espécies, apresentado nos textos anteriores, e que vai continuar, parece despropositado; mas não é, e pareceu-me importante explicar porquê.

Contrariamente ao que constantemente se afirma, a macroeconomia é perfeitamente previsível, não tem nada de misterioso, de esotérico; não são precisas complexas teorias para a entender. Tudo o que acontece em macroeconomia serve directamente os interesses de quem tem o poder de a comandar, pelo que basta entender que interesses são esses.

Esta “crise” não tem a ver com “produtos tóxicos”, com despesismos de Estado e outras barbaridades que para aí se dizem. Isso só acelerou a chegada a esta situação, que é o resultado necessário, fatal, previsível e previsto de uma sociedade organizada na base do Egoísmo.

Nós agimos sempre em função do nosso interesse, estamos programados para isso; porém, podemos considerar o nosso interesse imediato, de curto prazo, ou o interesse de médio ou longo prazo. Acontece que o nosso interesse a médio ou longo prazo implica agirmos no interesse dos outros a curto prazo. A análise desta questão é antiga, é estudada sob muitas formas; uma bem conhecida é o “dilema do prisioneiro”. Mas podemos perceber que assim seja, porque ao agirmos em favor da sociedade, ao sermos úteis a ela, passamos a ter valor para ela. Assim, agir em favor do nosso interesse a médio ou longo prazo é agir em favor dos outros a curto prazo; a isto chama-se “altruísmo”. Agir em favor do nosso interesse a curto prazo é “egoísmo”.

O “altruísmo” é a solução “subtil” para conseguirmos o melhor para nós, enquanto o “egoísmo” é a solução “simplória”, logo errada. É como o jogador de xadrez que só analisa uma jogada ou o que perspectiva duas ou três... qual é que ganha o jogo?

O egoísmo é vantajoso no curto prazo, mas leva ao desastre no longo prazo. O altruísmo é vantajoso a prazo mas tem uma fragilidade: é preciso que todos sejam altruístas. Ora a vantagem de curto prazo que se obtém pelo Egoísmo é um aliciante poderoso e isso torna muito difícil conseguir uma sociedade em que todas as pessoas ajam de modo altruísta, que é o modo que melhor beneficia a sociedade e cada um.

A nossa sociedade ocidental está estabelecida na lógica do Egoísmo. Querem ver como é fácil perceber como evolui uma democracia sob a lógica do Egoísmo?

Gerir uma democracia é satisfazer a maioria dos votantes; os votantes são cerca de 2/3 das pessoas. Então, se se “descartar” 1/3 da população, maximiza-se o benefício da restante população e isto assegura o poder democrático porque sendo 1/3 da população metade dos votantes, ela é o máximo que se pode “descartar” sem pôr em risco a vitória eleitoral, assegurada pela satisfação dos restantes 2/3 conseguida à custa do 1/3 descartado.

“Descartar” significa reduzir os rendimentos e direitos ao mínimo, em benefício dos outros. Certamente que já ouviram falar nesta coisa de 1/3 serem descartáveis; aqui está a razão: enriquece-se uns em detrimento de outros porque é quem serve este objectivo que ganha eleições.

A estabilidade da classe média resulta do bem-estar que esta sente por se sentir acima do 1/3 de descartáveis, da qualidade de vida que obtém dessa mão-de-obra quase escrava, da qualidade de vida que o desenvolvimento tecnológico proporciona e da ilusão de que qualquer um dentro da classe pode tornar-se rico. É uma ilusão grosseira, é muito mais provável ganhar o euromilhões do que entrar para o clube dos ricos. Ou seja, a classe média fica estável mesmo sem aumentar o seu rendimento, deixando para os ricos o acréscimo de riqueza resultante do crescimento do PIB.

Portanto, numa democracia “egoísta” que parte do zero, todos iguais, há uma primeira fase em que há equilíbrio e essa é uma fase de crescimento; mas como os mais ricos, mesmo que por pouco, têm mais poder e mais capacidade de enriquecer, o crescimento da desigualdade é acelerado, gerando-se então o tal 1/3 de descartáveis, que é onde a classe média vai buscar o seu enriquecimento. O crescimento do PIB é quase integralmente absorvido pelos ricos que, por o serem, têm mais capacidade de enriquecimento.

Ou seja, a sociedade estrutura-se naturalmente numa classe média de rendimentos tendencialmente constantes de geração para geração, numa classe de descartáveis com 1/3 da população e numa classe de rendimentos crescentes, ao contrário dessas duas – a classe dos ricos.

O crescimento acelerado da riqueza dos ricos acaba por ultrapassar o aumento de PIB (o qual decresce com o crescimento da desigualdade); a partir deste ponto, o resto da sociedade tem de empobrecer para os ricos manterem o seu enriquecimento. Vou designar este ponto por “ponto de empobrecimento”. (já mostrei isto com “continhas” neste post de há 5 anos)

Numa democracia, este seria um ponto de inversão porque se o número de descartados ultrapassar significativamente 1/3 ou se a classe média empobrecer, as eleições serão ganhas por quem prometer que vai mudar o sistema económico. Como aconteceu agora em Itália.

Além disso, a economia depende do consumo; o empobrecimento da maioria da população leva à diminuição do consumo e este à recessão. A recessão não impede os ricos de continuarem a enriquecer a curto prazo, e isso é quanto basta numa sociedade egoísta; o que trava os ricos é a consciência de que este empobrecimento pode levar a uma mudança do poder político.

Porque é bem sabido que é assim, as contra-medidas também foram desenvolvidas; uma delas, essencial, é a redistribuição de riqueza através dos impostos; ora acontece que os ricos encontraram maneira de deixarem de ser colectados. Os ricos não pagam impostos, o seu dinheiro circula pelos offshores. Além de isto representar uma vantagem competitiva importante em relação a potenciais emergentes, a base tributária do Estado sofreu um corte de cerca de metade do PIB, que é o dinheiro dos ricos; e que cresce à medida que os ricos enriquecem. Sem contra-medidas, a partir do ponto de empobrecimento, devido à recessão e ao aumento da riqueza subtraída ao fisco pelos ricos, a base tributária diminuirá mais de 5% ao ano. No primeiro ano, cortes na despesa e aumento de impostos podem compensar mas depois isso torna-se impossível, o deficit da despesa pública fica incontrolável. É por saber isso que o PM decidiu ser mais troikista do que a troika: tentou equilibrar as contas públicas logo no primeiro ano, antes que o descalabro começasse, para adquirir algum poder negocial. Não o fez por ser ignorante, fê-lo por saber bem o quadro em que nos encontramos.

Nos EUA, o ponto de empobrecimento foi atingido no fim do séc. XX. É por isso que o Obama disse claramente que “é preciso redistribuir a riqueza”. E é por isso que taxou os ricos (ligeiramente).

Na Europa do Euro acontece uma novidade: a Europa é comandada por quem comanda a Alemanha! Então, basta ganhar eleições na Alemanha para manter o poder político na Europa. Ou seja, os descartáveis podem ser toda a gente menos a classe média alemã!

Fantástico!

Os ricos baseados na Europa e nos EUA podem continuar a enriquecer à custa das classes médias europeias.

Portanto, o que está em curso é o empobrecimento de toda a gente menos a classe média alemã. O Passos Coelho foi muito claro: é preciso empobrecer os portugueses. E é isso que está a ser feito, e não há erro nem desvio nos cálculos da troika. Os valores que apontam para crescimentos de PIB, retoma, etc, servem apenas para ir levando as pessoas na ilusão; o único valor que lhes interessa é quanto é que os portugueses empobreceram.

A classe média portuguesa passou a fazer parte dos “descartáveis” europeus. Vai ser reduzida às mesmas condições que têm os descartáveis à escala nacional. O ordenado mínimo vai ser o seu futuro ordenado (por vontade dos alemães, ou da troika, o ordenado mínimo seria extinto); a pensão de sobrevivência a sua futura pensão; o desemprego a sua situação mais provável a partir dos 45 anos. Passou a ser “descartável”. Os alemães andam por aí a pescar uns engenheiros como quem vasculha o lixo. O que sobrar vai ser lixo puro. É por isso que o nosso PM bem aconselhou: emigrem! E também disse: “que se lixem as eleições”; é que se este processo continuar, quando chegar a altura das eleições teremos é o país governado directamente por uma qualquer troika; o objetivo do PM é que consigamos chegar até às eleições, isso já seria uma vitória; por isso, alguém estar preocupado em ganhar umas eleições que corremos o risco de nem sequer existirem é estar a leste da situação. As pessoas parece terem cortinas nos olhos e tampões nos ouvidos, nem ouviram o Draghi dizer “ Muitos governos ainda não perceberam que perderam a sua soberania nacional há muito tempo”. Ou seja, quem manda é ele e a Merkel, e é por isso que os nossos governantes lhe curvam a cerviz e beijam a mão.

Quando o PM fala verdade, as pessoas insultam-no; então ele diz o que as pessoas querem ouvir; aí chamam-lhe mentiroso. Não está na mão dele alterar o destino traçado para nós – a Europa do Euro é toda ela uma sociedade do egoísmo, onde os ricos tomaram conta do poder através do BCE. Ele, não sendo um revolucionário, pouco pode fazer, a não ser caldeirar as privatizações e chatear os ricos através do MP. Porém, ao contrário de muitos comentadores, e do que se diz dele, o PM compreende muito bem a situação.

Vêem como é fácil perceber estas coisas?

A classe média está muito habituada a que tudo seja gerido em função dos seus interesses imediatos; é por isso que há tanta pobreza, tantos descartáveis. Os 40% de abandono escolar nunca incomodaram a classe média, pelo contrário. Para a classe média, medidas para combater a desigualdade sempre foram encaradas como “irem-lhe ao bolso”. As pessoas com contratos de trabalho cheios de direitos sempre se estiveram nas tintas para o facto de as leis laborais implicarem que quem não tenha contrato fique condenado a ser precário toda a vida. Os ativos agora acham que estão a sustentar os reformados e estão disponíveis para destruir o sistema da segurança social porque no momento isso lhes parece vantajoso para eles. A SS não tem lugar numa sociedade Egoísta. Os ricos não são pessoas diferentes das da classe média; trataram de agarrar o poder, tiraram o Banco Central da dependência do poder político, controlado pela classe média, e agora gerem em função dos seus interesses.

Poder-se-ia pensar; ah, então há que mudar este estado de coisas, retirar o poder económico aos ricos, devolvê-lo à classe média! Isso pode ser feito mas:

Com o poder nas mãos, a classe média faz aquilo que os ricos estão a fazer: procura sugar para si toda a riqueza. Penaliza a iniciativa, estagna a sociedade, explora os “descartados”. Além disso, para inverter as coisas precisaria do apoio dos “descartados”; só que para estes tanto lhes faz o poder ser da classe média ou dos ricos – até preferem que seja dos ricos, que são dados à caridade...

O problema não está na economia, nem está em quem a comanda; está no facto da sociedade ser gerida pelo Egoísmo, que é a solução simplória para a busca do interesse individual.

Portanto, estar a discutir economia é muito importante para a classe média perceber como pode readquirir o poder mas não resolve o problema de fundo; é a base ideológica da sociedade que interessa discutir. Sociedades construídas na base do Egoísmo vão de crise em crise.

Isto é sabido há muito, há milénios. Vamos enquadrar esta questão e perceber porque é que é a teoria da evolução das espécies é a pedra angular da situação atual.

(conclui no próximo)

quinta-feira, março 07, 2013

A Importância da "Caixa Negra"



(continuado)

(aqui se fala do que é o Bem e o Mal, do nível 2 de Inteligência e da importância de aprender com os erros)


Caixa negra do avião que caiu ao largo do Brasil; a sua recuperação era essencial para análise do erro, que é essencial ao processo de Inteligência que promove a Evolução em tecnologia.


- Ena, que ambicioso... terminar o reinado de ideias que minam a sociedade... substituir pelas ideias que geram a evolução... livra!!!

- Na verdade, não estou a inventar nada, como verás; mas é interessante o que tenho para dizer porque cheguei à conclusão de que aquilo que definimos como o “Bem” será afinal essencial ao processo evolutivo e é exatamente por isso que é o “Bem”. A Evolução é o comportamento dominante do Universo, o Universo tem pressa de evoluir, e tudo o que se lhe opõe surge como um Mal e tudo o que a favorece como um Bem.

O Hans deu um solavanco na cadeira. Entre o espanto e a descrença exclamou: - O “Bem” é aquilo que serve a Evolução? É essa a razão de classificarmos uma acção como boa ou má? Encontraste uma razão objetiva para o Bem e para o Mal? Tens de me explicar isso muito devagarinho... – concluiu, com ar cético.

-Já vais perceber. Como estarás de acordo, Evolução exige Inteligência e entender a Evolução implica entender os processos de Inteligência; este é o busílis de toda a questão, encontrar um processo de Inteligência natural que seja capaz de gerar a Evolução até ao Humano e mais além.

- “Encontrar um processo de Inteligência natural que seja capaz de gerar a Evolução...” interessante maneira de colocar a questão da Evolução... embora ainda me faça alguma confusão o teu conceito de Inteligência como um processo natural...

- Pois... é um passo que tens de dar... essencial! Vê os meus posts mais antigos sobre "Inteligência", talvez ajude.

- Ok ok, mas continua; que processo de Inteligência natural é esse?

 - Já conheces o processo H+S, que eu chamaria um processo de nível 1; já mostrei que esse processo só funciona em situações especiais, que é o melhor processo para gerar a Vida mas que qualquer análise racional conclui fatalmente que não pode explicar a evolução dos animais, pensar que sim é uma mera crença. Nota que isso não questiona a evolução da Vida; significa que o processo de Inteligência responsável por ela é mais sofisticado que o H+S, apenas isso. Precisamos de descobrir esse processo.

- Bem, até posso concordar contigo; se existir um processo natural mais sofisticado, será ele o responsável pela evolução... mas que processo é esse?

- Olha, nem precisamos de procurar longe, está mesmo atrás do nosso nariz...

- Atrás do... na cabeça?

 - Isso mesmo. É o processo utilizado pelo cérebro quando queremos resolver um problema novo. Evidentemente que não o fazemos gerando hipóteses ao acaso até encontrarmos uma que o resolve, não é?

- Sim, nunca mais lá chegávamos... a não ser em casos especiais... usamos a lógica, mas não estou a ver que isso possa ser um processo usado na Evolução.

 - Não é bem assim. Ou melhor, não é nada assim, a lógica, a dedução, são coisas que usamos à posteriori para organizar o conhecimento mas não são o processo de descoberta. A descoberta faz-se através daquilo que muitos chamam Intuição. O Poincaré explicou bem isso, e a generalidade dos “descobridores” referiu que as suas descobertas vinham da Intuição e não da Dedução.

-Intuição? Sexto sentido? Isso é um processo de Inteligência?

- Funciona assim: primeiro, nas profundezas do nosso cérebro, a nível do inconsciente, é gerada uma hipótese de solução, por um processo H+S. A Geração da hipóteses é feita por um processo parcialmente aleatório e parcialmente associativo. A Seleção da hipótese a este nível inconsciente é feita pela sua compatibilidade com uma série de conhecimentos que o nosso inconsciente admite como verdadeiros. Uma vez selecionada, neste nível inconsciente, a hipótese é colocada no consciente. Dizemos então que tivemos uma Ideia; atribuímos essa ideia a uma “inspiração”, ou à intuição.

- Bem, é uma teoria sobre a geração de ideias... há outras, há quem diga que são inspiração divina, ou que vêm de um repositório de ideias... mas a tua parece-me melhor – o Hans sublinhou com uma risada curta – e explica o facto de elas surgirem como por magia, vêm simplesmente de um nível inconsciente.

- Não penses que esta é a única origem das nossas ideias... – deixei um arzinho de mistério - ... mas é a que usa o processo de Inteligência que nos interessa. Bem, continuando, a seguir a termos uma ideia vamos testá-la, de forma consciente, ver se ela “funciona”. Se sim, problema resolvido. Porém, em problemas novos, raramente é o caso. O resultado do teste fica a ser um novo conhecimento nosso e um novo processo H+S é realizado então pelo inconsciente e uma nova ideia é presente ao consciente. E assim sucessivamente até alcançarmos a solução do problema. Há aqui uma sequência de dois processos: o H+S, que gera uma Ideia, é realizado pelo inconsciente; a experimentação da Ideia e análise do resultado, pelo consciente.

- Bem, isso será um método... mas não estou a ver que na generalidade dos casos seja assim...

- Isso é porque raramente temos de resolver problemas novos, apenas aplicamos aos problemas soluções já conhecidas. O nosso cérebro funciona quase sempre no modo “motor de busca”: a cada problema vai à memória buscar a solução que lá está. Dependemos da Aprendizagem. Mas como resolvemos assim problemas, temos uma ilusão de Inteligência; só quando enfrentamos um problema cuja solução não está em memória e não temos onde a ir buscar, temos mesmo de a construir, aí é que temos de recorrer a um processo de Inteligência; e esse processo é o que acabo de te descrever.

- Então e o conhecimento científico? O Einstein, o Newton, apresentaram um trabalho baseado na dedução… o Newton até disse que não fazia hipóteses…

- Claro. A dedução é o cimento do nosso conhecimento. Só que é feita à posteriori. O Newton, ou o Einstein, primeiro tiveram a Ideia, aliás, muitas ideias, uma sequência até chegarem à ideia certa, e depois realizaram um trabalho dedutivo para construir a teoria suportada por essa Ideia. Não vou agora alongar-me sobre o assunto, escrevi um texto sobre ele, depois lês quando for publicado. – ri-me, naturalmente, o projecto da coletânea a que o meu texto pertence ainda está um bocado verde. Sério, o Hans respondeu simplesmente:

-OK OK, por agora aceito que seja assim; em resumo, tu consideras que o processo de inteligência responsável pela Evolução é um processo H+S+Experimentação, é isso?

- Bem, é mais ou menos; esse é o processo que chamo de 2º nível, ainda há o de 3º nível, mas lá iremos. Para já, repara num aspecto importante do processo de nível 2: o resultado da experimentação da Ideia é fundamental para a geração da segunda Ideia. Para a primeira Ideia, o Inconsciente gera hipóteses algo às cegas, vai buscar relações de semelhança, ou oposição, ou outras, com as características do problema; para a segunda Ideia, ele já vai fazer uma procura em zonas de conhecimento mais definidas, graças à análise do teste da primeira. É esta realimentação que pode permitir encontrar a solução de problemas no caso geral. Ela é essencial ao processo, se faltar ficamos reduzidos ao processo H+S, apenas complementamos a seleção inconsciente com outra consciente mas não passamos de um processo de nível 1. Eu chamo a este processo de 2º nível H+S+Reação porque o que é verdadeiramente relevante para ele é o resultado da experimentação, a análise do erro.

 - Estou a compreender; no fundo, é o que chamamos “aprender com os erros”; quem não aprende com os erros nunca acerta... tem apenas inteligência de nível 1... e é mesmo assim que fazemos na inovação tecnológica, as experiências falhadas são objecto de cuidada análise porque é ela que vai definir o caminho a seguir... O cerne da investigação em tecnologia é a análise do que corre mal... Olha, vê o que gastaram para recuperar as caixas negras do avião que caiu ao largo do Brasil, uma operação que parecia impossível...

 - Bom exemplo! Claro, isso mostra bem a importância crucial de analisar as causas do erro, não se pouparam a esforços nem a custos para recuperar as ditas caixas. A evolução tecnológica assenta em duas coisas: a análise exaustiva dos erros e a capacidade de gerar hipóteses livres de presunções.

 - Sim, sem dúvida que é esse processo o responsável pela evolução tecnológica, que é a mais relevante evolução da humanidade nos último milénios, mas tem por detrás a inteligência humana; como é que passas daí para a Evolução da Vida sem meteres uma inteligência exterior, um Criador?

(continua)

sexta-feira, março 01, 2013

A Evolução é por camadas e implica Inteligência

A Evolução, como um arcoíris, estrutura-se em camadas


Portanto – comecei, fazendo um ponto da situação – já deu para perceber que a evolução dos seres vivos não é muito diferente da evolução das coisas feitas pelo Humano, nomeadamente dos computadores. Esta resulta da evolução da tecnologia, dos componentes e dos programas de baixo e alto nível. Cada uma destas 4 evoluções é independente. Ou seja, as pessoas que trabalham a desenvolver a tecnologia atual, ou que buscam novas tecnologias, como a orgânica, a quântica, a luminosa, nada sabem dos sistemas operativos; as pessoas que se ocupam do fabrico dos microprocessadores e memórias só estão preocupadas em conseguir dispositivos que realizem o máximo de instruções por segundo (IPS), que minimizem o consumo de energia, o custo de fabrico; também nada sabem dos programas que hão de utilizar essas capacidades; mesmo as pessoas que desenvolvem os sistemas operativos também nada ou quase nada precisam de saber dos programas de aplicação que sobre eles vão funcionar. É uma evolução por camadas, onde cada camada depende das capacidades da anterior mas ignora a camada seguinte.

- Estou a perceber a tua analogia; parece que tens alguma razão, a tecnologia orgânica que suporta a célula teve que evoluir, necessariamente, não surgiu do nada... não sei é se ainda evolui, ou quando deixou de evoluir. Da mesma forma, até se chegar à nossa célula teve de haver um longo processo evolutivo, e sabemos que este acompanhou a evolução das formas de vida, pois as nossas células são mais complexas e sofisticadas do que as das bactérias, das plantas e certamente dos animais inferiores; tu pensas que as nossas células serão mesmo mais evoluídas que as do chimpanzé, e isso é que eu já não sei se estou de acordo contigo. – Aqui o Hans fez uma pausa, à espera de uma reação minha, bebeu lentamente um gole de cerveja, observando-me, mas eu mantive-me impávido, forçando-o continuar o seu raciocínio:

 – Depois, tu consideras que o programa que define o ser vivo, codificado no DNA, evoluiu aproveitando cada nova capacidade celular; provavelmente, atendendo à analogia que fizeste com os programas de baixo e alto nível nos computadores, suspeito que pensarás que também existe uma programação intrínseca às células, uma espécie de sistema operativo, que determina as operações a realizar pela célula para construir uma proteína a partir do código genético, bem como todas as imensas operações que as células realizam independentemente do organismo a que pertencem; o DNA corresponderá ao programa de alto nível, o programa que define o ser. – Esperto o Hans, percebeu bem o meu pensamento. Confirmei o seu raciocínio:

-Acertaste no essencial. – exprimi um sorriso de aprovação - Isso define uma base para começarmos agora a analisar como se faz a evolução.

- Pois é, pois é, - ar malandro aflorou na face do Hans – só há uma pequena grande dificuldade nesse teu raciocínio que parece tão acertadinho..

- Qual?

- Tu estabeleceste uma analogia com a evolução dos computadores; mas esta acontece devido à acção de uma Inteligência exterior, a Humana; ora, sendo assim, a tua analogia aponta para a existência de uma Inteligência exterior, um Deus; e, sendo assim, então já não estás a falar de Evolução mas de Criação.  – o Hans terminou definitivo; para ele, este argumento arrumaria todo o meu raciocínio.

- Há um erro no teu raciocínio, mais uma das presunções que tanto inquinam o nosso pensamento. – foi a vez do Hans ficar desorientado – Erro? Onde?

- Claro que Evolução implica Inteligência, seja evolução dos produtos que fazemos ou da vida; é mesmo por isso que há tantas semelhanças entre a evolução dos computadores e a da vida, ambas são o resultado de processos Inteligentes; o teu erro é presumir que a Inteligência que produz a evolução da vida tem de ser exterior a ela. Estás a presumir que Inteligência é algo que só a nós ou a um Deus pertence; ora a Inteligência necessária à evolução da vida é intrínseca, interior, ao sistema vivo, não precisa de ser exterior. Esse é o busílis de toda esta questão, compreender o processo Inteligente intrínseco à Vida que gera a Evolução. O grande mérito do Darwin foi ter proposto um tal processo, o processo de geração de hipóteses e seleção, que é o processo mais básico de Inteligência. Ao fazer isso, ele criou uma alternativa à Inteligência Divina. É essa a sua grande, genial, contribuição.

- Ok ok, já me estou a lembrar do que disseste sobre os processos de Inteligência, de como um processo H+S é capaz de resolver problemas... – O Hans calou-se por momentos, pensava em qualquer coisa – Mas.... não começaste esta conversa por dizer que o Darwin estava errado, como o Ptolomeu, que a Seleção Natural nunca poderia explicar a evolução dos animais superiores?

- O processo que o Darwin propôs, o processo H+S, é o processo mais básico de Inteligência; só funciona em situações muito especiais, quando a probabilidade de gerar e testar a hipótese certa em tempo útil é aceitável. Serviu para encontrar as primeiras sequências orgânicas auto-reprodutíveis, depois para obter destas outras mais complexas e, naturalmente, para se chegar a sistemas com processos de inteligência mais sofisticados, que foram gerando processos ainda mais sofisticados até se chegar ao nosso cérebro. A nossa Inteligência não surge do nada nem da inspiração divina, não é verdade?

- Bem, eu penso que não é uma inspiração divina... – o meu sorriso enigmático instava o Hans a prosseguir o raciocínio - ah, estou a perceber-te, se não é de origem divina mas natural, então teve de iniciar-se num processo H+S; porém, ela é muito mais sofisticada que um tal processo, portanto é a prova que um processo H+S é capaz de gerar um processo mais sofisticado de Inteligência, a nossa; e como isto já é verdade para formas de Inteligência menos desenvolvidas que a nossa, então há um contínuo de processos de inteligência mais sofisticados que o H+S, o qual só terá servido para o primeiro passo, para o arranque do processo...

- Ora vês? Desde que não se presuma que a nossa Inteligência tem origem divina, somos necessariamente levados à conclusão que o processo H+S, o proposto pelo Darwin, apenas pode ter servido para o arranque do processo evolutivo da vida, sendo esta o resultado de processos sucessivamente mais inteligentes. Estes processos já não funcionam no esquema H+S, portanto a evolução das espécies não resulta da forma elementar de inteligência proposta por Darwin, não depende de uma geração mais ou menos aleatória de hipóteses nem de uma seleção natural.

- Bem, estás a adiantar-te nas tuas conclusões... o facto de depender de um processo mais sofisticado que o H+S, o que eu aceito, não significa que não dependa de uma Seleção Natural! Era preciso que soubéssemos como são esses processos sofisticados para saber se dependem ou não de uma seleção natural!

- Tens toda a razão; é precisamente por saber que processos serão esses que eu faço essa afirmação.

O Hans pousou bruscamente o copo que ia levar à boca e, esbugalhando os olhos, disse: - Ah, mas isso surpreende-me muito! Nunca me falaste noutros processos de Inteligência além do H+S... isso interessa-me muito!

Larguei uma gargalhada perante a espontaneidade da reacção do Hans. – Bem podes interessar-te, porque o que te vou dizer vai fazer terminar o reinado de ideias que minam, há muito tempo, a construção de uma sociedade humana melhor; ideias cujo último reduto é esta Europa em autodestruição; ideias que alguns povos já substituíram por ideias mais correctas, pelas que geram a evolução da Vida e da sociedade humana.

(continua)